Cidade Sede

Florianópolis/SC

Florianópolis, ou “Floripa” – como é carinhosamente conhecida, é a capital do estado de Santa Catarina, localizado na região Sul do Brasil. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. O local conta com cerca de cem praias, espalhadas pela ilha principal e pela parte continental.

Ilha da Magia
Outro nome bastante utilizado para se referir a Florianópolis é “Ilha da Magia”, devido a diversas lendas que rondam a região. A cidade possui praias de areia branca e água cristalina, gastronomia baseada na pesca e conta ainda com um equilíbrio entre sossego e agitação.

Floripa é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo PNUD, das Nações Unidas.

Tecnologia
Apesar de ser famosa por suas praias e natureza, Florianópolis mantém uma das maiores concentrações de startups do país. A arrecadação da indústria da tecnologia já é quatro vezes maior que a do turismo.

Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Endeavor Brasil, os investimentos no setor de tecnologia começaram na década de 1980 e, desde então, Florianópolis foi a cidade brasileira com maior crescimento econômico. Esse movimento atrai, constantemente, empresas e profissionais altamente capacitados, de toda parte do Brasil e do exterior.

Culinária
Estar em Floripa é uma ótima oportunidade para comer ostras, mexilhões, berbigões e vieiras. Santa Catarina é responsável por 95% da produção nacional desses moluscos. O principal período de consumo das ostras é de outubro a dezembro.

Entre maio e julho acontece a pesca artesanal da tainha e os restaurantes preparam pratos especiais com esse peixe. A tainha na brasa é um clássico.