COORDENADORES, CONFERENCISTAS E SINTETIZADORES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MENDONÇA FILHO

Ministro da Educação. Graduado em administração de empresas. Cursou gestão pública pela Kennedy School. Foi o deputado estadual mais novo eleito no país. Elegeu-se governador de Pernambuco em 2006. Foi vice-governador nas duas gestões de Jarbas Vasconcelos (1999–2002 e 2002–2006), secretário de estado (1991–1993) e deputado estadual por dois mandatos (1987–1990 e 1991–1994). Estava no curso do terceiro mandato como deputado federal quando recebeu o convite para o Ministério da Educação.

HENRIQUE SARTORI

Doutor em Ciência Política. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento. Especialista em Relações Internacionais. Bacharel em Direito. Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais. Pesquisa e trabalha na área de Direito e Relações Internacionais, com foco em: Integração Regional, Paradiplomacia e Fronteira. Foi chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados. Foi Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação. Atualmente é Secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES).

VICENTE DE PAULA ALMEIDA JÚNIOR

Diretor de Políticas e Programas de Graduação – DIPES/SESu/MEC. Pós-doutor em Educação Superior. Doutor e Mestre em Políticas Educacionais e Sistemas Educativos. Licenciado em Filosofia.

MARIA INÊS FINI

Doutora em Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, Especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP. Foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências, responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA. Foi Diretora do PISA no Brasil. Desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala. Criou e coordenou o Projeto São Paulo Faz Escola. Foi reitora da UNIMES. Foi Diretora da F & F Educare, Avaliação e Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO). É membro do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP e membro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação da FEAC de Campinas. É presidente do Inep.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

ANTONIO CARBONARI NETTO

Licenciado em Matemática; Especialista em Educação Matemática; MBA em Gestão Universitária; Mestre em Administração, Comunicação e Educação. É Membro Titular Vitalício da Academia Brasileira das Ciências da Administração, Presidente da Miami University of Science and Technology, Hollywood, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABMES, Vice-Presidente do SEMESP. Foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SP (1990-1993), Conselheiro Titular do CDES da Presidência da República (2009-2010) e Fundador/Presidente da Anhanguera Educacional S.A. Membro da Câmara de Educação Superior do CNE.

ANTONIO FREITAS JÚNIOR

Pós-doutor pela University of Michigan. PhD pela North Carolina State University. Doutorado em Engenharia Industrial pela Syracuse University. Mestrado em Engenharia de Produção. É Membro da Academia Brasileira de Educação – ABE, Membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração e Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas. É Professor da FGV, Professor Titular de Engenharia de Produção da UFF e Professor visitante da Universidade de Michigan, onde foi escolhido pelos alunos “The outstanding teacher of the year”.

ARTHUR ROQUETE DE MACEDO

Médico, doutor em Ciências. Pós-doutor pela Universidade da Califórnia. É membro da Câmara de Educação Superior do CNE, professor titular da Unesp e reitor do Complexo Educacional FMU. Foi reitor da Unesp e também ocupou os cargos de vice-reitor e diretor da Faculdade de Medicina. É integrante da Academia Brasileira de Educação.

FRANCISCO SÁ BARRETO

Mestre e PhD em Física (University of Pittsburgh). Foi professor titular, Pró-Reitor de Pesquisa e Reitor da UFMG, Secretário de Educação Superior - MEC, Diretor Presidente do BHTEC. Foi presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Sociedade Brasileira de Física e da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação-2005/2020. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências, do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Superior da CAPES, do Comitê Assessor de Física do CNPq, do Conselho Consultivo da FINEP, do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Professor Visitante: Freiburg Universität, Institut J. Stefan, Harvard University, University of Houston, Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES) UF São João del Rei. Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

GILBERTO GONÇALVES GARCIA

Mestre e doutor em Filosofia. É reitor da Universidade Católica de Brasília. Professor dos programas stricto sensu em História e Ciências da Religião da PUC-GO. Foi reitor da Universidade São Francisco (USF) e de reitor do Centro Universitário Franciscano do Paraná. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

JOAQUIM SOARES NETO

Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de Brasília. Doutor pela Aarhus University e pós-doutorado pelo California Institute of Technology. Trabalha em pesquisa na área de Avaliação da Educação Superior e da Educação Básica por mais de 15 anos. Foi Presidente do INEP, Coordenador de Pesquisa em Avaliação e Diretor-Geral do Cespe/UnB, Vice-Diretor do Instituto de Física/UnB e membro da CONAES. Atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB) e no Polo do Instituto de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ambos da Universidade de Brasília. É Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), presidente da ABAVE. Tem trabalhos publicados nas áreas de avaliação educacional e de física teórica.

LUIZ ROBERTO LIZA CURI

Sociólogo e Doutor em Economia. Membro do Conselho Nacional de Educação e atual Presidente da Câmara de Educação Superior. Foi Presidente do INEP, diretor Geral de Políticas de Educação Superior, membro do Comitê de Avaliação da OES e responsável pela representação brasileira no Comitê Mercosul de Educação Superior. Ocupou o cargo de Assessor Especial e Chefe de Gabinete no CNPQ, foi Diretor da Revista Brasileira de Tecnologia e Secretário Executivo do Programa Avaliação e Perspectivas em Ciência e Tecnologia. Foi Chefe de Gabinete e Assessor Especial do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE. Foi Reitor do Centro Universitário Euro Americano e Conselheiro Independente do Sistema Educacional Brasileiro e da Editora Leya. Foi membro do Conselho Superior da Unicamp.

YUGO OKIDA

Pedagogo, Médico. Doutor em Ciências, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana. É Vice-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista. Experiência na área de Educação, atuando nas áreas de: fonoaudiologia, medicina e educação. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Membro do Conselho Federal de Educação e Membro do Conselho Nacional de Educação. Foi autor de diversas Indicações e centenas de Pareceres nos referidos Conselhos de Educação. Participou de comissões para elaboração de estudos sobre variados temas educacionais, na elaboração do Regimento do novo Conselho Nacional de Educação.

DIRIGENTES DO FÓRUM

AMÁBILE PACIOS

Graduada em Física e em Matemática. Mestre em Física e Doutora em Gestão na Era do Conhecimento. Professora de Matemática e Física, autora de livros didáticos, diretora do Sistema Dromos de Educação. Presidiu o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Distrito Federal. Presidente da Câmara de Ensino Superior da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), entidade que presidiu por 4 anos.

ARTHUR SPERANDÉO DE MACEDO

Administrador. Presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários - Anaceu, Diretor Geral da Faculdade Futura, Diretor de Relações Institucionais da Somaero, Membro Conselho da Fundação Santa Dumont, Membro do Conselho de Administração da ABMES. Segundo Secretário da ANUP. Atua na gestão de IES desde 1998.

CELSO NISKIER

Engenheiro de Sistemas e mestre em Informática pela PUC-Rio, pós-graduado em Computação pelo Imperial College of Science and Technology (Londres), doutor em Inteligência Artificial pela UFRJ. Presidiu a Câmara de Educação Profissional e Superior do Conselho Estadual de Educação/RJ. Membro da Academia Internacional de Educação. É diretor da ACRio, onde foi presidente do Conselho Empresarial de Educação e é fundador e reitor da UniCarioca. É representante do Semerj no Fórum.

HERMES FERREIRA FIGUEIREDO

Licenciado e Bacharel em História. Fundou o Colégio Cruzeiro do Sul, que deu origem à Universidade Cruzeiro do Sul. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. É Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo (Semesp), membro do Conselho de Administração das Entidades Mantenedora de Ensino Superior (Abmes). Recebeu o Título de Cidadão Paulistano.

JOSÉ JANGUIÊ BEZERRA DINIZ

Mestre e Doutor em Direito. Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Presidente do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e da Universidade da Amazônia (Unama). Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional.

MARIA ELIZA DE AGUIAR E SILVA

Graduada em Odontologia. Mestre em Prótese Dentária pela UNITAU. Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (ABRAFI) e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Reitora do Centro Universitário São Lucas (UniSL) e Diretora da Faculdade Santo Antonio (FSA).

PAULO A. GOMES CARDIM

Presidente da Conaes. Vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino - Confenen, Conselheiro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior - CC-PARES. Reitor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

SINTETIZADORES

IARA DE MORAES XAVIER

Assessora da Presidência da ABMES; Diretora Técnica da Abrafi e Conselheira da CC-Pares da Seres/MEC. Doutora em Saúde Pública. Professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Docente de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação lato e stricto sensu. Avaliadora de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior da SESu e do INEP de 1996 a 2004. Assessora da Câmara de Educação Superior do Conselho de Educação Superior de 2000 a 2003. Coordenadora-geral de Avaliação Institucional e de Cursos de Graduação no INEP/MEC de 2004 a 2006.

MAURÍCIO GARCIA

Graduado em Medicina Veterinária, possui mestrado e doutorado pela USP, MBA pela FGV e aprimoramento na Stanford University. Foi membro da Conaes, avaliador do Inep e vice-reitor da Universidade Anhembi Morumbi. Conselheiro da CC-Pares da Seres/MEC, e vice-presidente de Planejamento e Ensino da DeVry Brasil.

RODRIGO CAPELATO

Economista, especialista em Gestão da Tecnologia da Informação. Diretor executivo e assessor para assuntos econômicos do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). Conselheiro da CC-Pares da Seres/MEC. Professor de cursos de pós-graduação. Autor de publicações como Mapa do Ensino Superior no Brasil, Perfil do Aluno de Iniciação Científica no Brasil, Análise Setorial do Ensino Superior Privado e Novos Desafios no Ensino Superior.

CONFERENCISTAS

ANA ELENA SCHALK

Doutora em Educação pela Universidade de Sevilla (Espanha). É membro do Conselho Consultivo da Education Partners. Professora de pós-graduação na área de Tecnologia Educacional em universidades no Chile, México e Espanha. Foi consultora especialista no Ministério da Educação do Chile (Mineduc), na OEI e na Unesco.

BRUNO GIARDINO

Engenheiro, possui a certificação CFA para profissionais de investimento. É analista de investimentos do Santander e acompanha o setor de educação desde 2007. Seu trabalho consiste em entender a dinâmica do setor e das suas principais empresas, com a finalidade de emitir recomendações para investidores de renda variável (brasileiros e estrangeiros).

CARLOS FURLAN

Formado em Ciências Econômicas pela USP, especializou-se em Empreendedorismo na Harvard Business School, Finanças na Wharton School, Marketing e Vendas na Kellogg School of Management. Trabalhou no Banco ABN Amro Real durante 4 anos antes de iniciar sua atuação na Ideal Invest em 2003. Participou de todo o processo de desenvolvimento da companhia e foi responsável por diferentes áreas até se tonar Diretor Executivo, posição que ocupa desde 2013.

GISLAINE MORENO

Pedagoga, especialista em Didática do Ensino Superior e mestre em Engenharia de Produção - Mídia e Conhecimento, pela UFSC. Diretora de Desenvolvimento Institucional da Kroton Educacional, lidera os times de Regulação, Pós-graduação Stricto Sensu, Avaliação e Responsabilidade Social da Companhia.

GUSTAVO HOFFMAN

Fellow na Laspau – Harvard University e diretor de Inovação e Internacionalização na Anima Educação. Foi diretor acadêmico de pós-graduação, de EAD e de negócios da Kroton Educacional. Foi diretor da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Participa do Consórcio STHEM Brasiil. É especialista do comitê brasileiro do Horizon Project (New Media Consortium) desde 2014.

LUCIANA SANTOS

Doutoranda no programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Gerontologia. Pedagoga e pós-graduada em Design Tecnologia e Produção Gráfica. Coordenadora do curso de Pós-graduação “Tecnologias na Aprendizagem”, docente no ensino superior presencial e online, com atuação em projetos de formação de professores para uso de tecnologias no Governo do Estado de SP e INEP/MEC. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais. Teacher Certified Google Innovator. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais. Integrante do comitê de especialistas do NMC - New Media Consortium.

LUIZ TRIVELATO

Envolvido há 15 anos com Educação Superior no Brasil e América Latina, Luiz Trivelato atuou em funções relacionadas ao desenvolvimento de novos negócios, planejamento estratégico, fusões e aquisições na Kroton Educacional e na Rede Laureate de Universidades. Nos últimos anos, dedicou-se a projetos inovadores no setor: a SAGAH, provedora de soluções para ensino presencial e EAD, e a Educa Insights, empresa que mudou o conceito de pesquisas de mercado para o setor de educação.

MARCELO COSENTINO

Administrador de Empresas e possui MBA em Administração pela Northwestern University - Kellogg School of Management. Head dos segmentos Services da TOTVS. Sob seu comando está toda a estratégia e inteligência de negócios dos segmentos Educacional, Construção & Projetos, Jurídico, Serviços e Hospitalidade. Responsável pela expansão da companhia no exterior e pela área de Fusões & Aquisições. Passou por diversas áreas da TOTVS, como Demonstração de Produtos, Alianças, Novos Negócios e Planejamento e Controle Orçamentário.

MAURO J. SILVA JR.

Médico formado pela UNICAMP e pós graduado em Medicina Preventiva e Social pelo HC FMUSP e Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getulio Vargas. Possui 12 anos de experiência em gestão e administração no segmento da saúde, atualmente é Diretor da Qhcare Gestão em Saúde.

MOACYR GALO

Administrador de Empresas, MBA em Tecnologia aplicada à gestão estratégica de negócios. Experiência como empreendedor nos mercados de ERP e CRM. Atua como executivo de empresas internacionais líderes em tecnologia. Co-autor do livro "Gestão Profissional em Instituições Privadas de Ensino Superior". Recebeu prêmio de melhor parceiro mundial de Educação da Microsoft. Atua como consultor e pesquisador independente na arquitetura de soluções de tecnologia em nuvem e na aplicação prática de inteligência artificial em processos de negócio.

RODRIGO AFONSO PIMENTEL

Engenheiro Eletricista com MBA pela FEA-USP e extensões em Harvard e George Washigton University. Head LATAM de Google for Education, responsável pela área de Educação do Google para a América Latina. Possui extensa experiência em Parcerias Público-Privadas, liderou projetos de inclusão digital em Educação na Microsoft e trabalhou como Diretor da área de Projetos de Infraestrutura na General Electric para América Latina.

RYON BRAGA

Diretor-presidente da Faculdade Uniamérica/ATIV, Diretor Técnico da ABMES, presidente do Instituto de Aprendizagem Ativa - ATIV e membro dos Conselhos de Administração da Anima SA, Universidade Braz Cubas e Grupo Dom Bosco. Formado em Medicina pela UFPR e pós-graduado em Neuropedagogia. Foi consultor educacional por 20 anos e é autor de diversos livros no setor de educação.

THOMAS F. JEPSEN

Bacharel em Negócios Internacionais. MBA Executivo pela Escola de Negócios de Cambrigde. Vice-presidente Internacional da Symplicity. Líder empreendedor na área de tecnologia para educação, com mais de 20 anos de experiência. Foi vice-presidente na Blackboard, supervisionou a implementação de um dos maiores projetos de e-learning do mundo, aumentando o impacto da Blackboard de 1 milhão para 11 milhões de usuários.



Agência Oficial

Liga Eventos

Assessoria de Imprensa

DGBB
Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular - CBESP
Copyright © 2011-2017 - Todos os direitos reservados
In Foco Brasil