Palestrantes

 

ROSSIELI SOARES DA SILVA
Ministro da Educação. É advogado e mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Foi secretário de educação básica do MEC e conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), onde atuou diretamente na política de reformulação do Novo Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular. Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Com perfil inovador, idealizou e inaugurou a primeira escola pública bilingue português/japonês do Brasil, que faz parte da rede estadual de educação do Amazonas – a escola Professor Djalma da Cunha Batista.

 

WILLIAM DOUGLAS
Juiz Federal e professor universitário. Atua como presidente e membro de bancas examinadoras, conferencista, organizador de seminários e cursos, colunista e autor de diversos livros, artigos e estudos na área jurídica. É conferencista da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e professor da Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas. Autor com mais de 1.200.000 livros vendidos, tendo proferido palestras para mais de 2.000.000 pessoas. Em 2014, figurou por diversas vezes na lista de livros mais vendidos da Revista Veja, Folha de São Paulo, Valor Econômico, Você S.A e Publishnews.

 

AMÁBILE PACIOS
Presidente da Câmara de Ensino Superior da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), entidade que presidiu por 4 anos e hoje é vice-presidente. Possui bacharelado e licenciatura em Matemática, graduação e mestrado em Física e doutorado em Gestão na Era do Conhecimento. Professora de Matemática e Física, áreas em que é e autora de livros didáticos. Palestrante e conferencista. Presidiu o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Distrito Federal e foi vice-presidente da Central Brasileira de Empresários do Setor de Serviços. Atualmente preside o Grupo Educacional Dromos, onde atual como diretora e professora.

 

ANTONIO DE ARAÚJO FREITAS JÚNIOR
Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Possui graduação em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia de Produção, doutorado em Engenharia Industrial pela Syracuse University, PhD pela North Carolina State University, pós-doutorado pela University of Michigan. Foi presidente e conselheiro do Consejo Latinoamericano de Escuela de Administración e presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad). É membro da Academia Brasileira de Educação (ABE), presidente da Education Quality Acreditation Agency e pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação e diretor de Integração Acadêmica da Fundação Getúlio Vargas.

 

ARTHUR ROQUETE DE MACEDO

Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Médico, mestre e doutor em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-doutor pela Universidade da Califórnia San Diego Medical Center, nos Estados Unidos. Professor livre docente, professor titular e professor emérito da Unesp, onde foi reitor e vice-reitor. Foi membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, membro efetivo da International Microcurgical Society, onde é também membro (Advisors) do Executive Council. É chanceler-São Paulo na Laureate International Universities e membro da Academia Brasileira de Educação (ABE).

 

ARTHUR SPERANDÉO DE MACEDO
Administrador, presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU, diretor geral da Faculdade Futura, diretor de relações institucionais da Somaero, membro do conselho da Fundação Santos Dumont, membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, segundo secretário da Associação Nacional das Universidades — ANUP, onde atua na gestão de IES desde 1998.

 

CELSO NISKIER
Representa no Fórum o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj). Doutor em Inteligência Artificial e graduado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio. É membro do Conselho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-Rio) e da diretoria da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Foi Conselheiro Estadual de Educação/RJ por 12 anos, onde presidiu a Câmara de Educação Superior. Ex-presidente do Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Atualmente é reitor do Centro Universitário Unicarioca e vice-Presidente da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES).

 

DANIEL FACCINI CASTANHO

Presidente da Ânima Educação, grupo empresarial educacional paulista fundado em 2003, que, entre outras conquistas, figurou entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa Great Place to Work (GPTW/Revista Época). Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), estudou na Harvard Business School, em Boston, nos Estados Unidos. Com espírito empreendedor, já na faculdade abriu uma franquia da Subway, foi sócio de restaurantes e diversas outras empresas “ponto.com”. Professor desde os 18 anos de idade. Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

 

DÉBORA BRETTAS ANDRADE GUERRA
Vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Pós-graduada em Gestão Universitária. Participou do Programa de Desenvolvimento de Acionistas da Fundação Dom Cabral e de seminários internacionais de Inovação Acadêmica em Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Olin College. Atua na educação superior há 18 anos. Foi CEO do Grupo Ális Educacional e atualmente é vice-reitora do Centro Universitário Una Minas Gerais e Goiás. Recebeu em 2013 o prêmio de Mulher Influente na Educação no Estado de Minas Gerais e o prêmio Milton Santos da Educação Superior em 2014 como Gestora Educacional.

 

EDGARD LARRY ANDRADE SOARES
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi) e membro do Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, possui especializações em Direitos Novos – Direitos Emergentes e Direito Processual, é mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Argentina. É advogado militante, professor no curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).

 

FRANCISLENE HASMANN
Graduada em engenharia industrial química pela Escola de Engenharia de Lorena/ USP, mestre em biotecnologia industrial pela mesma Instituição e, doutora em biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.  Atua na gestão e regulação de IES desde 2006 tendo exercido cargos de coordenação de curso, direção acadêmica, CPA e outros.  Atualmente é diretora adjunta de regulação do Grupo Ser Educacional e docente pesquisadora na Universidade do Amazonas.

 

GABRIEL MARIO RODRIGUES
Graduado em arquitetura e urbanismo, é presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, tendo antes presidido a entidade por quatro mandatos. É vice-presidente do Conselho de Administração da Kroton Educacional, tendo atuado anteriormente também como presidente. Fundou e dirigiu a Universidade Anhembi Morumbi até 2013. Foi fundador e secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular de 2008 a 2016.

 

GILBERTO GONÇALVES GARCIA 
Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi reitor da Universidade Católica de Brasília. Presidiu a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc) e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). No CNE, já foi vice-presidente da Câmara de Educação Superior, entre 2010 e 2011, e presidente de 2012 a 2014. Participante em conselhos e comissões de educação superior em associações. É reitor da Universidade São Francisco, presidente da Editora Vozes, professor em filosofia e palestrante sobre assuntos de educação superior.

 

GUSTAVO CAETANO  
Fundador e CEO da Samba Tech, referência no mercado de vídeos online. Já compartilhou suas experiências em eventos no MIT, ONU e NASDAQ. Foi nomeado CEO do ano pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, melhor fundador pelo site americano The Next Web, um dos 50 mais inovadores do Brasil pelo Meio&Mensagem, um dos 10 jovens mais inovadores do país pelo MIT e foi nomeado pelo site americano Business Insider como o “Mark Zukerberg brasileiro”. Fundou a Associação Brasileira de Startups, é o autor do Best Seller, “Pense Simples” e recebeu a medalha de JK, maior honraria dada à um cidadão brasileiro, como Personalidade Brasileira do Ano em Tecnologia.

.

 

HENRIQUE SARTORI DE ALMEIDA PRADO
Secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC). Doutor em Ciência Política, mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, especialista em Relações Internacionais, bacharel em Direito. Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul. Pesquisa e trabalha na área da Ciência Política, Relações Internacionais e Regulação da Educação Superior. Atua na educação presencial e a distância. É membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

HERMES FERREIRA FIGUEIREDO
Licenciado e bacharel em História. Fundou o Colégio Cruzeiro do Sul, que deu origem à Universidade Cruzeiro do Sul. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Recebeu o título de Cidadão Paulistano. Atualmente é presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo — SEMESP e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES.

 

IARA DE MORAES XAVIER
Conselheira do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), instituído pelo Ministério da Educação (MEC). Doutora em Saúde Pública e mestre em Enfermagem. No MEC, foi avaliadora de cursos de graduação e de instituições de educação superior (SESu e Inep) de 1996 a 2004 e coordenadora-geral de avaliação institucional e de cursos de graduação (Inep) de 2004 a 2006. É assessora da presidência da Associação Brasileira de mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e diretora técnica da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (ABRAFI).

 

JAMIL SAUD MARQUES
Vice-presidente de Finanças da Kroton Educacional. Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA pelo INSEAD na França e em Singapura. Atuou como diretor de planejamento financeiro e estratégico na AES Brasil, na consultoria estratégica McKinsey & Company (América Latina) e no banco de investimentos UBS (São Paulo, Zurique e Londres). Na Kroton desde 2015, liderou os processos de construção e gestão orçamentária que suportaram os contínuos ganhos de eficiência da Companhia, gerindo os projetos de aperfeiçoamento do PEP e a criação da primeira Joint Venture de financiamento estudantil no Brasil.

 

JOÃO MARCELO ORTIZ DE NORONHA
Analista chefe dos setores de Educação, Saúde e Bens de Capital no Santander. Formado em Administração de Empresas, possui certificação CFA (Chartered Financial Analyst). Participou de cursos executivos em Columbia e Universidade de Nebraska além de diversos eventos de Value Investing no Brasil e exterior. Possui 10 anos de experiência no mercado de ações tendo atuado no buy side, em hedge funds locais, e sell side (7 anos de experiência). Durante os últimos 7 anos, fez parte de times ranqueados na premiação Institutional Investor e em 2016 o time liderado por ele ranqueou como 3º melhor em Bens de Capital no Brasil e 3º em América Latina.

 

JOSÉ JANGUIÊ BEZERRA DINIZ
Mestre e doutor em direito. Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, presidente do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau — Uninassau e da Universidade da Amazônia — UNAMA. Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional.

 

JOSÉ ROBERTO COVAC
Advogado especialista em direito educacional. É sócio da Covac Sociedade de Advogados, da Expertise & Soluções e da Covac Educação & Soluções. Consultor Jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, do SEMESP e da ABRAFI. É também coordenador do curso de direito educacional do Instituto Internacional de Ciências Sociais e conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

 

JOSÉ WILSON DOS SANTOS
Professor, presidente e idealizador da Rede de Ensino AGES. Reitor do Centro Universitário UniAGES, em Paratinga/BA.  Graduado em Letras, pós-graduado em Administração com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais, possui MBA em Gestão Acadêmica e Universitária. Vivências em Programas de Formação Permanente em Métodos Ativos de Ensino e participação em Missões Técnicas Internacionais, com visitas a 26 países de 5 continentes e 142 Instituições de Ensino. É diretor do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior da Bahia (Semesb/Abames) e membro do Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

 

LUIZ FILIPE TRIVELATO
Consultor do Grupo A e fundador da Educa Insights. Possui graduação em Engenharia Mecânica e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Envolvido há 15 anos com educação superior no Brasil e na América Latina, atuou em funções relacionadas ao desenvolvimento de novos negócios, planejamento estratégico, fusões e aquisições na Kroton Educacional e na Rede Laureate de Universidades. Nos últimos anos, dedicou-se a projetos inovadores no setor, com as empresas SAGAH, provedora de soluções para ensino presencial e EAD, e a Educa Insights, empresa que mudou o conceito de pesquisas de mercado para o setor de educação.

 

MANUEL MARCOS FORMIGA
Professor da Universidade de Brasília (UNB), vice coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. Foi responsável pela implementação e primeiro coordenador do Laboratório de Estudos do Futuro. Possui graduação e mestrado em Economia. Diploma em Política Internacional em Ciência e Tecnologia pela Universidade de Londres. Atuou em diversos órgãos, como CNPq, Capes e Ministério da Educação, como secretário geral adjunto, tendo dirigido o Inep. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). É especialista em Aprendizagem Flexível, Economia Regional e Educação Internacional.

 

MARIA ELIZA DE AGUIAR E SILVA
Mestre em prótese dentária pela UNITAU. Graduada em odontologia. Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades — ABRAFI e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES. É Reitora do Centro Universitário São Lucas e Diretora da Faculdade São Lucas de Caçapava.

 

MAURÍCIO GARCIA
Graduado em medicina veterinária, possui mestrado e doutorado pela USP, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e cursos de aperfeiçoamento na Fundação Dom Cabral e na Stanford University. Acumula mais de 35 anos de experiência em educação superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, bem como participado ativamente de entidades como o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Atualmente é membro do CC-Pares e vice-presidente de inovação e ensino da Adtalem Educacional do Brasil, do qual foi presidente do Conselho Acadêmico Mundial.

 

MAXIMILIANO PINTO DAMAS
Graduado em engenharia da computação, mestre em sistemas e doutor em engenharia de produção, com ênfase em pesquisa operacional, otimização e alocação de recursos. Ministra disciplinas na área de algoritmos computacionais, banco de dados e sistemas operacionais. Atualmente é professor adjunto e pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Carioca – UniCarioca. Representante do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular na Comissão Consultiva de Análise dos Instrumentos de Avaliação Externa.

 

OLAF BRUGMAN
Consultor internacional e especialista na área de sociologia organizacional e inovação tecnológica. Doutor pela Business School da Universidade Radboud Nijmegen, mestre em sociologia organizacional pela Twente University. Atualmente é diretor-executivo de Mercados Sustentáveis do Banco Cooperativo neerlandês Rabobank e membro do Conselho Consultivo para os cursos de ensino superior particular da Faculdade das Ciências de Administração da Universidade Radboud Nijmegen.

 

PAULO MONTEIRO VIEIRA BRAGA BARONE
Secretário da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Mestre e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas, graduado em Física e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Pesquisador na área de Física, especialista em estrutura eletrônica de moléculas bioativas e de nanodispositivos. Tem experiência em gestão e avaliação educacionais e outros temas em educação superior. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), presidiu a Câmara de Educação Superior entre 2008 e 2010.

 

PAULO CESAR CHANAN
Especialista em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE. Atual Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional S/A; Membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES e Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades – ABRAFI.

 

PATRICIA FERREIRA VILAS BOAS 
Diretora de Regulação da Educação Superior, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (DIREG/SERES/MEC). Graduada em História, é especialista em Educação a Distância e Mestre em Educação, Comunicação e Tecnologia. Iniciou sua trajetória profissional no Ministério da Educação (MEC) em 1995, onde foi assessora técnica, coordenadora-geral de Formação em EAD da Secretaria de Educação a Distância e coordenadora-geral de Relações Acadêmicas de Graduação, da SESu. Atuou por 8 anos no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, como chefe de gabinete e diretora do Departamento de Formação e Disseminação, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. Retornou ao MEC em 2016 para assumir a Direg, de onde coordenou a revisão dos principais normativos da regulação da educação superior. Também é representante da Seres na Conaes.

 

RAFAEL BADDINI DE PAULA

Sócio diretor e diretor de Vendas e Marketing da Ideal Invest/Pravaler. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Marketing e Vendas na Kellogg School of Management. Trabalhou no Unibanco durante 4 anos antes de iniciar sua atuação no Pravaler em 2007. Participou de todo o processo de desenvolvimento do crédito universitário Pravaler e foi responsável por diferentes áreas, até se tonar sócio diretor, posição que ocupa desde 2013, sendo também diretor de Vendas e Marketing.

 

RAFAEL LUCCHESI RAMACCIOTTI
Membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), desde 2011 exerce o cargo de diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi). Foi Diretor de Operações da CNI, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

 

RONALDO MOTA
Chanceler do Grupo Estácio, onde foi também reitor. Bacharel, mestre e doutor em Física. Pós-Doutorado nas universidades de Utah/Estados Unidos e British Columbia/Canadá. Exerceu os cargos de secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário Nacional de Educação Superior, secretário Nacional de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação. Foi condecorado pela Presidência da República com a Ordem do Mérito Científico Nacional. É membro do Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Escritor e conferencista nas áreas de novas tecnologias e metodologias inovadoras em educação.

 

RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE
Conselheiro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), instituído pelo Ministério da Educação. Doutor em Engenharia de Produção, mestre em Administração Pública e Governo, master em Business Administration pela University of Wiscosin, possui graduação em Administração de Empresas e em Direito. Foi membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração do Inep/MEC. Consultor ad-hoc do MEC para Avaliações Institucionais. É vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro (Semerj).

 

RYON CASSIO BRAGA
Diretor-presidente da Faculdade Uniamérica. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Neuropedagogia. É presidente do Instituto de Aprendizagem Ativa (ATIV), diretor técnico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e membro dos Conselhos de Administração da Ânima SA, Universidade Braz Cubas e Grupo Dom Bosco. Foi consultor educacional por 20 anos e é autor de diversos livros no setor de educação.

.

 

SÉRGIO RICARDO
Diretor Administrativo e Financeiro da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB). Mestre em Controladoria pela UNB/UFPB/UFRN com a tese “Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior versus Balanced Scorecard”. Tem 20 anos de experiência profissional, sendo parte como diretor Administrativo-Financeiro da FCMPB. Diretor de Recursos Humanos do CNES e gestor de projetos da TOTVS/FCM. Atuou como professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/MRH) em João Pessoa/PB e é o criador da metodologia MAIS, focada em educação financeira. Publicou o livro (e caderno de curso) “Você merece mais”. Atualmente é sócio diretor da Mais Educação LDTA.

 

SÓLON HORMIDAS CALDAS

Assessor técnico do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.  Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Inovação Tecnológica, bacharel em Administração. Professor universitário, lecionou Plano de Negócios e Marketing na Universidade de Brasília (UnB). Foi também professor de pós-graduação em Gestão Empresarial na Faculdade Atenas, em Paracatu/MG, e de graduação em Administração na Faculdade Icesp e no Centro Universitário Euramericano (Unieuro), em Brasília/DF. Exerce o cargo de diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

 

WILSON DE MATOS SILVA
Reitor e fundador da Unicesumar. Graduado em Matemática, especialista em Cálculo Avançado e mestre em Ciências Gerenciais. Eleito 1º suplente do Senador Alvaro Dias, para o mandato de 2007-2014, assumiu o mandato no Senado Federal entre 3 de abril e julho de 2007 e novamente entre 6 de agosto e 8 de dezembro de 2014, contribuindo especialmente nas discussões sobre educação. Atuou como professor de Matemática na Universidade Estadual de Maringá e na Universidade Paranaense. É membro do Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e compõe a diretoria da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu).