Jéssica Ribeiro
“É o único caminho”, disse Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), ao ser indagado sobre a importância do ensino médio técnico no combate a evasão escolar. A fala de Curi ocorreu durante o segundo dia do 16º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que acontece em Mogi das Cruzes, em São Paulo. A solenidade ocorrerá até a próxima sexta-feira (7/6).
Segundo um estudo publicado pelo IBGE, em 2022, o contingente de jovens em idade produtiva que nem estudam nem trabalham bateu a marca de 10,9 milhões. Para o presidente do CNE, esse quantitativo pode ser reduzido com o preparo do estudante para o mercado de trabalho: “O ensino técnico colabora em diversas razões. A principal delas é nesse senso coletivo de empregabilidade”.
“E não é só impacto no ensino médio, o impacto, na verdade, ele é reverso. Porque vai incentivar o fundamental. Não adianta a gente achar que a gente vai reconstruir o ensino médio sem reconstruiu o fundamental”, pontuou.
Confira a íntegra aqui.