Palestrantes

 

 

WILLIAM DOUGLAS
Juiz Federal e Professor. Presidente e membro de bancas examinadoras, conferencista e autor de diversos livros e artigos, professor-conferencista da EMERJ e da EPGE/FGV. Autor com mais de 1.200.000 livros vendidos, tendo proferido palestras para mais de 2.000.000 pessoas. Em 2014 figurou por diversas vezes na lista de livros mais vendidos da Revista Veja, Folha de São Paulo, Valor Econômico, Você S.A e Publishnews.

 

AMÁBILE PACIOS
Graduada em matemática, mestre em física e doutora em gestão na era do Conhecimento. Professora de matemática e física, autora de livros didáticos, diretora do Sistema Dromos de Educação. Presidiu o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Distrito Federal. É Presidente da Câmara de Ensino Superior da Federação Nacional das Escolas Particulares — Fenep, entidade que presidiu por 4 anos.

 

ARTHUR SPERANDÉO DE MACEDO
Administrador, presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários – Anaceu, diretor geral da Faculdade Futura, diretor de relações institucionais da Somaero, membro do conselho da Fundação Santos Dumont, membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, segundo secretário da Associação Nacional das Universidades — ANUP, onde atua na gestão de IES desde 1998.

 

CELSO NISKIER
Doutor em Inteligência Artificial, mestre em informática, especialista em computação, graduado em engenharia de sistemas. Foi membro do Conselho Superior do Centro de Integração Empresa Escola — CIEE-Rio, da Diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos — ABRH Nacional, do Conselho Estadual de Educação por 12 anos, onde presidiu a Câmara de Educação Superior e Profissional, e membro da Academia Internacional de Educação. Ex-presidente do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ. Atualmente é reitor do Centro Universitário Unicarioca e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior — ABMES.

 

DANIEL CASTANHO
Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, estudou na Harvard Business School. É presidente da Ânima Educação, vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES e professor universitário.

 

DÉBORA GUERRA
Pós-graduada em Gestão Universitária. Participou do Programa de Desenvolvimento de Acionistas da Fundação Dom Cabral e de Seminários Internacionais de Inovação Acadêmica em Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Olin College. Atua na Educação Superior há 18 anos. Vice-reitora do Centro Universitário Una Minas Gerais e Goiás. Foi CEO do Grupo Ális Educacional. Vice-presidente da ABMES. Recebeu em 2013 o prêmio de Mulher Influente na Educação no Estado de Minas Gerais e o prêmio Milton Santos da ABMES em 2014 como Gestora Educacional.

 

FRANCISLENE HASMANN
Graduada em engenharia industrial química pela Escola de Engenharia de Lorena/ USP, mestre em biotecnologia industrial pela mesma Instituição e, doutora em biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.  Atua na gestão e regulação de IES desde 2006 tendo exercido cargos de coordenação de curso, direção acadêmica, CPA e outros.  Atualmente é diretora adjunta de regulação do Grupo Ser Educacional e docente pesquisadora na Universidade do Amazonas.

 

GABRIEL MARIO RODRIGUES
Graduado em arquitetura e urbanismo, é presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, tendo antes presidido a entidade por quatro mandatos. É vice-presidente do Conselho de Administração da Kroton Educacional, tendo atuado anteriormente também como presidente. Fundou e dirigiu a Universidade Anhembi Morumbi até 2013. Foi fundador e secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular de 2008 a 2016.

 

HENRIQUE SARTORI DE ALMEIDA PRADO
Doutor em ciência política. Mestre em direito, relações internacionais e desenvolvimento. Especialista em relações internacionais. Bacharel em direito. Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais. Pesquisa e trabalha na área de direito e relações Internacionais, com foco em integração regional, paradiplomacia e fronteira. Foi chefe de gabinete da reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados. Foi secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação. Atualmente é secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC).

 

HERMES FIGUEIREDO
Licenciado e bacharel em História. Fundou o Colégio Cruzeiro do Sul, que deu origem à Universidade Cruzeiro do Sul. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Recebeu o título de Cidadão Paulistano. Atualmente é presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo — Semesp e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES.

 

IARA DE XAVIER
Doutora em saúde pública, professora aposentada da Universidade de Brasília — UnB, docente de cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Foi avaliadora de cursos de graduação e de instituições de educação superior da Sesu/MEC e do Inep de 1996 a 2004. Foi coordenadora-geral de avaliação institucional e de cursos de graduação do Inep/MEC de 2004 a 2006. Atualmente é assessora da presidência da Associação Brasileira de mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, diretora técnica da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades — Abrafi e Conselheira do CC-Pares, da Seres/MEC.

 

JAMIL SAUD MARQUES
Graduado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA pelo INSEAD na França e em Singapura, tendo atuado também como diretor de planejamento financeiro e estratégico na AES Brasil, na consultoria estratégica McKinsey & Company (América Latina) e no banco de investimentos UBS (São Paulo, Zurique e Londres). Na Kroton desde 2015, liderou os processos de construção e gestão orçamentária que suportaram os contínuos ganhos de eficiência da Companhia, gerindo os projetos de aperfeiçoamento do PEP e a criação da primeira Joint Venture de financiamento estudantil no Brasil.

 

JOSÉ JANGUIÊ BEZERRA DINIZ
Mestre e doutor em direito. Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, presidente do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau — Uninassau e da Universidade da Amazônia — Unama. Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional.

 

JOSÉ ROBERTO COVAC
Advogado especialista em direito educacional. É sócio da Covac Sociedade de Advogados, da Expertise & Soluções e da Covac Educação & Soluções. Consultor Jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, do Semesp e da Abrafi. É também coordenador do curso de direito educacional do Instituto Internacional de Ciências Sociais e conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

 

JOSÉ WILSON DOS SANTOS
Graduado em Letras pela UFS, mestre em Administração, possuí MBA na área de Gestão Acadêmica e Universitária — Carta Consulta. Idealizador, mantenedor do grupo AGES e reitor do Centro Universitário UniAGES, em Paripiranga/BA.

 

LUIZ FILIPE TRIVELATO
Consultor do Grupo A e fundador da Educa Insights.
Envolvido há 15 anos com educação superior no Brasil e na América Latina. Atuou em funções relacionadas ao desenvolvimento de novos negócios, planejamento estratégico, fusões e aquisições na Kroton Educacional e na Rede Laureate de Universidades. Nos últimos anos, dedicou-se a projetos inovadores no setor, com as empresas — SAGAH, provedora de soluções para ensino presencial e EAD, e a Educa Insights.

 

MANUEL MARCOS FORMIGA
Mestre em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, graduado em educação internacional pela Universidade de Londres. Na Capes, foi coordenador do Programa Nacional de Capacitação de Docente das Universidades Brasileiras, atuou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq. Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN. Atualmente é professor da Universidade de Brasília — UnB e especialista em aprendizagem flexível e educação internacional.

 

MARIA ELIZA DE AGUIAR E SILVA
Mestre em prótese dentária pela UNITAU. Graduada em odontologia. Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades — ABRAFI e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES. É Reitora do Centro Universitário São Lucas e Diretora da Faculdade São Lucas de Caçapava.

 

MAURÍCIO GARCIA
Graduado em medicina veterinária, possui mestrado e doutorado pela USP, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e cursos de aperfeiçoamento na Fundação Dom Cabral e na Stanford University. Acumula mais de 35 anos de experiência em educação superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, bem como participado ativamente de entidades como o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Atualmente é membro do CC-Pares e vice-presidente de inovação e ensino da Adtalem Educacional do Brasil, do qual foi presidente do Conselho Acadêmico Mundial.

 

MAXIMILIANO DAMAS
Graduado em engenharia da computação, mestre em sistemas e doutor em engenharia de produção, com ênfase em pesquisa operacional, otimização e alocação de recursos. Ministra disciplinas na área de algoritmos computacionais, banco de dados e sistemas operacionais. Atualmente é professor adjunto e pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Carioca – UniCarioca. Representante do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular na Comissão Consultiva de Análise dos Instrumentos de Avaliação Externa.

 

OLAF BRUGMAN
Doutor pela Business School da Universidade Radboud Nijmegen, mestre em sociologia organizacional pela Twente University. Atualmente é Diretor-Executivo de Mercados Sustentáveis do Banco cooperativo neerlandês Rabobank e membro do Conselho Consultivo para os cursos de ensino superior particular da Faculdade das Ciências de Administração da Universidade Radboud Nijmegen.

 

PAULO ANTÔNIO GOMES CARDIM
Advogado, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior — Conaes, vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – Confenen, conselheiro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior – CC-Pares. Reitor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

 

PAULO CHANAN
Especialista em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE. Atual Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional S/A; Membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES e Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades – ABRAFI.

 

RODRIGO CAPELATO
Economista, especialista em gestão da tecnologia da informação, diretor executivo e assessor para assuntos econômicos do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior — Semesp, conselheiro do CC-Pares da Seres/MEC, professor de cursos de pós-graduação, autor de publicações como: Mapa do Ensino Superior no Brasil, Perfil do Aluno de Iniciação Científica no Brasil, Análise Setorial do Ensino Superior Privado e Novos Desafios no Ensino Superior.

 

RONALDO MOTA
Bacharel em física pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Federal da Bahia, doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado nas Universidades de Utah/Estados Unidos e na Columbia Britânica/Canadá. Foi condecorado pela Presidência da República do Brasil como comendador, na classe Grã-Cruz, da Ordem do Mérito Científico Nacional. É membro do Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, Chanceler do Grupo Estácio, onde foi também reitor. É escritor e conferencista nas áreas de novas tecnologias e metodologias inovadoras em educação.

 

RUI OTÁVIO
Doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em administração de empresas pela Faculdade Mackenzie e em direito pelo Centro Universitário Bennett. Master em business administration pela University of Wiscosin, mestre em administração pública e governo pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Foi por membro da Comissão Assessora de Avaliação da área de Administração do Inep/MEC. Atualmente é vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro — SEMERJ e conselheiro do CC-Pares.

 

RYON BRAGA
Formado em Medicina pela UFPR e pós-graduado em Neuropedagogia. É Diretor-presidente da Faculdade Uniamérica, presidente do Instituto de Aprendizagem Ativa, diretor técnico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES e membro dos Conselhos de Administração da Ânima SA, Universidade Braz Cubas e Grupo Dom Bosco. Foi consultor educacional por 20 anos e é autor de diversos livros no setor de educação.

 

SÓLON CALDAS
Mestre em gestão do conhecimento e tecnologia da informação pela Universidade Católica de Brasília, especialista em gestão empresarial, bacharel em administração. Atua como Diretor Executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, assessor da diretoria do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e professor universitário.