Palestrantes

Em breve mais informações.

 

AMÁBILE PÁCIOS
Presidente da Câmara de Ensino Superior da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), entidade que presidiu por 4 anos e hoje é vice-presidente. Possui bacharelado e licenciatura em Matemática, graduação e mestrado em Física e doutorado em Gestão na Era do Conhecimento. Professora de Matemática e Física, áreas em que é e autora de livros didáticos. Palestrante e conferencista. Presidiu o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Distrito Federal e foi vice-presidente da Central Brasileira de Empresários do Setor de Serviços. Atualmente preside o Grupo Educacional Dromos, onde atual como diretora e professora.

 

ARTHUR SPERANDÉO DE MACEDO
Administrador, presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU, diretor geral da Faculdade Futura, diretor de relações institucionais da Somaero, membro do conselho da Fundação Santos Dumont, membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES, segundo secretário da Associação Nacional das Universidades — ANUP, onde atua na gestão de IES desde 1998.

 

CELSO NISKIER
Representa no Fórum o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj). Doutor em Inteligência Artificial e graduado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio. É membro do Conselho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-Rio) e da diretoria da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Foi Conselheiro Estadual de Educação/RJ por 12 anos, onde presidiu a Câmara de Educação Superior. Ex-presidente do Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Atualmente é reitor do Centro Universitário Unicarioca e vice-Presidente da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES).

 

EDGARD LARRY ANDRADE SOARES
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi) e membro do Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, possui especializações em Direitos Novos – Direitos Emergentes e Direito Processual, é mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Argentina. É advogado militante, professor no curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).

 

HERMES FERREIRA FIGUEIREDO
Licenciado e bacharel em História. Fundou o Colégio Cruzeiro do Sul, que deu origem à Universidade Cruzeiro do Sul. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Recebeu o título de Cidadão Paulistano. Atualmente é presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo — SEMESP e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior — ABMES.

 

PAULO ANTÔNIO GOMES CARDIM
Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e representante da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen). Advogado, é diretor- do Centro Universitário Belas Artes, onde é reitor. Foi secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, presidente da Anaceu, vice-presidente da Funadesp e membro do Conselho de Administração da ABMES. Foi presidente do Semesp e é membro nato do Conselho da Presidência. Participante de comissões e grupos de trabalho de grande relevância no Inep e no Ministério da Educação e é representante da Conaes no CC-Pares.

 

RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE
Conselheiro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), instituído pelo Ministério da Educação. Doutor em Engenharia de Produção, mestre em Administração Pública e Governo, master em Business Administration pela University of Wiscosin, possui graduação em Administração de Empresas e em Direito. Foi membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração do Inep/MEC. Consultor ad-hoc do MEC para Avaliações Institucionais. É vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro (Semerj).