Palestrantes

MILTON RIBEIRO

Ministro da Educação. Graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atuou como superintendente da pós-graduação lato sensu, reitor em exercício e vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é especialista em Gestão Universitária pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Atuava na Comissão de Ética Pública da Presidência da República desde maio de 2019. Foi nomeado Ministro de Estado da Educação em 10 de julho de 2020.

 MARCELO GLEISER

 

Keynote Speaker | Cientista brasileiro de renome mundial. É professor titular de Física e Astronomia do Dartmouth College (EUA). Foi o primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton – distinção conhecida como o “Nobel da espiritualidade”, que já foi recebida por nomes como Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá. É autor de diversos best sellers, fundador do Instituto de Engajamento à Interdisciplinaridade (ICE) em Dartmouth (EUA). Vencedor do o Prêmio Jabuti em 1998, pelo livro “A Dança do Universo”, e em 2002 por “O Fim da Terra e do Céu”. Em 2006, apresentou a série de 12 episódios ‘Poeira das Estrelas’, no Fantástico.

AMÁBILE PÁCIOS

Vice-presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e presidente do Grupo Educacional Dromos, no qual atua como diretora e professora. Graduada em Matemática, mestre em Física e doutora em Gestão na Era do Conhecimento, é professora e autora de livros didáticos de Matemática e Física, além de palestrante e conferencista. Presidiu o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Distrito Federal (Sinep/DF) e foi vice-presidente da Central Brasileira de Empresários do Setor de Serviços.

ANTÔNIO CARBONARI NETTO

Presidente da Miami University of Science and Technology, na Florida, EUA. Membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), do qual foi também vice-presidente da entidade. É membro titular vitalício da Academia Brasileira das Ciências da Administração. Licenciado em Matemática, especialista em Educação Matemática, possui MBA em Gestão Universitária e é mestre em Administração, Comunicação e Educação. Foi vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) e fundador/presidente da Anhanguera Educacional. Foi conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).  
ANTÔNIO FREITAS

Presidente da Câmara de Educação Superior CNE. Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação e diretor de Integração Acadêmica da Fundação Getulio Vargas (FGV). Fellow da World Academy of Art & Science (WAAS) e Ex-Presidente e Conselheiro do Consejo Latinoamericano de Escuela de Administración (Cladea). É Membro da Academia Brasileira de Educação (ABE) e presidente do Education Quality Acreditation Agency (EQUAA). Freitas é graduado em Engenharia Civil, mestre em Engenharia de Produção, doutor em Engenharia Industrial e pós-doutor pela University of Michigan.

 ARTHUR SPERANDÉO DE MACEDO

Presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), diretor geral da Faculdade Futura e diretor de relações institucionais da Somaero. É membro do Conselho da Fundação Santos Dumont e do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). É segundo secretário da Associação Nacional das Universidades (Anup), onde atua na gestão de instituições de educação superior (IES) desde 1998.

BRUNO COIMBRA

Assessor Jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), especialista em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FES-MP/DFT). Desde 2009 atua em setores regulados e a partir de 2011, na regulação da educação superior.

CAROL PAIFFER

CEO e diretora de Relações com Investidores da Atom S/A. É graduada em Administração de Empresas e opera no mercado financeiro desde 2005. Sua atuação é focada no daytrade: compra e venda de ativos no mesmo dia. Realiza palestras nacionais e internacionais sobre o tema. Autora do livro “4traders” – A história de 4 traders mulheres que aprendem bolsa de valores em Nova York. Recentemente, foi convidada a se tornar uma das sócias do Instituto Êxito de Empreendedorismo, sendo a única mulher em meio a 33 homens. Assim, fundou o Êxito Ladies, o braço feminino do projeto, para incentivar outras mulheres a aprender sobre empreendedorismo e acelerar seus projetos. Integra também o quadro de investidores da quinta temporada do Shark Tank Brasil, reality-show pioneiro de empreendedorismo do Sony Channel, e é apresentadora do quadro Café com Mercado do UOL Economia+.

CARLOS ROBERTO JULIANO LONGO

Vice-presidente da ABED. PhD em Gestão pela Universidade de Newcastle – UK. Profissional com mais de 25 anos de experiência como consultor sênior; diretor executivo e reitoria de Instituições de Ensino Superior no Brasil e América Latina; desenvolvimento de novos negócios e processos de crescimento em IES nacionais e internacionais; gerenciamento de recursos e serviços de TICs para projetos de EAD e ensino híbrido e presencial. Trabalhou como dirigente na FGV, Ibmec, HSM, Laureate e Universidade Positivo. Head Brasil GENIUS SIS, Consultor Sênior da SABRE Inovação e Consultoria Educacional.

 CELSO NISKIER

Secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj). Doutor em Inteligência Artificial. Fundador e reitor do Centro Universitário UniCarioca. É membro da Academia Brasileira de Educação; do Conselho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-Rio) e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Foi Conselheiro Estadual de Educação/RJ por 12 anos, onde presidiu a Câmara de Educação Superior.

 DEBORA GUERRA

Vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). CEO da Trivento Educação. Pós-graduada em Gestão Universitária. Atua no ensino superior há 20 anos. Teve participação no Programa de Desenvolvimento de Acionistas da Fundação Dom Cabral e de seminários internacionais em inovação acadêmica nas melhores universidades do mundo, como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology, Stanford University e Universidade de Helsinque – Finlândia. Foi reitora do Centro Universitário UNA (MG e GO). Recebeu em 2013 o prêmio de Mulher Influente na Educação no Estado de Minas Gerais e em 2014 o prêmio Milton Santos da Educação Superior

.
 EDGARD LARRY ANDRADE SOARES 

Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Graduado em Direito, possui especializações em Direitos Novos, Direitos Emergentes e Direito Processual, é mestre em Gestão de Organizações Aprendentes e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais. É advogado militante, professor no curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES).

 EFREM MARANHÃO 

Consultor em Regulação e Avaliação da Educação Superior no Brasil em Portugal. Professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do qual também foi reitor. Professor da Universidade Nilton Lins e, recentemente, professor visitante do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Cipes/Universidade do Porto). Foi secretário de educação do Estado de Pernambuco e, nesta condição, eleito como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). No Conselho Nacional de Educação (CNE) foi presidente por um mandato e presidente da Câmara de Educação Superior por três mandatos. Foi também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes).

EDUARDO PARENTE

Presidente da YDUQS. Membro do Colegiado da presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Formado em Engenharia de Produção, com mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Nova Iorque. Foi presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém, da Prumo Logística (controladora do Porto do Açu) e da MRS Logística. Foi também diretor de projetos especiais da Vale e sócio da McKinsey & Company. Foi membro do Conselho de Administração da Bradespar e do Conselho Consultivo da Alcoa Latam.

 EVANDRO MENEZES DE CARVALHO

Professor de Direito Internacional da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Getulio Vargas (FGV) – Direito Rio, do qual coordena o Núcleo de Estudos Brasil-China. Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Integração Latino-americana pela UFF Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professor visitante do Center for BRICS Studies da Fudan University e Senior Scholar da Shanghai University of Finance and Economics. Foi Presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi).

 FÁBIO REIS

Doutor em História Social. Presidente e diretor de Inovação e Redes do Consórcio Sthem Brasil. Secretário executivo da MetaRed Brasil. Diretor de Inovação Acadêmica da Unicesumar. Consultor da Área de Inovação da Afya Educacional e professor do Unisal.

FELIPE SPINELLI DE CARVALHO

Diretor executivo do Instituto D’or de Pesquisa e Ensino. Foi diretor superintendente de ensino do Hospital Israelita Albert Einstein, com mais de 20.000 alunos do setor de saúde em 2016. De 2004 a 2011 foi responsável por Marketing e Vendas do FGV Online. Sócio fundador da Simulation, atuando desde 1998 na área de Ensino a Distância através do desenvolvimento e aplicação de Jogos de Empresa online, que já treinaram mais de 10.000 executivos e universitários. Desde 2000, é professor da FGV Management na cadeira de Jogos de Empresas. Graduado em Engenharia Civil de Produção pela PUC-RJ, Mestre pela University of Bath (Inglaterra) e Doutor pela University of Manchester (Inglaterra).

 FRANCISLENE HASMANN

 

Gestora acadêmica e diretora adjunta de regulação do Grupo Ser Educacional. Doutora em Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado em Engenharia Química. Professora universitária desde 1999. Professora pesquisadora stricto sensu da Universidade da Amazônia (Unama).

 FLÁVIA SIQUEIRA FIORIN

 

Gestora de Operações e Empreendedorismo do TecnoPUC/PUC-RS e coordenadora da Rede Inova PUC-RS. Mestre em Gestão e Negócios e em Administração. É também especialista em Administração de Empresas pela FGV e graduada em Arquitetura e Urbanismo. Possui formação em Gestão de Incubadoras pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e em Gestão de Áreas de Inovação pela Innopolis Foundation, na Coreia do Sul.

 GILBERTO GARCIA

 

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Reitor da Universidade São Francisco (USF). Conselheiro da Associação Nacional de Educação Católica (Anec). Presidiu o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

 IARA DE XAVIER

 

Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Especialista em Educação Superior. Diretora executiva da Edux Consultoria. Assessora da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB).

 JANGUIÊ DINIZ

 

Presidente do Conselho de Administração e vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Fundador e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo. Bacharel, mestre e doutor em Direito. Chanceler do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e da Universidade da Amazônia (Unama). Fundador, acionista controlador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional. Foi secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Foi Juiz Togado do Trabalho do TRT da 6ª Região e Procurador do Ministério Público do Trabalho – MPT 6ª Região. Empresário conhecido pelo talento e obstinação, autor de mais de 24 livros nas áreas do Direito, do empreendedorismo e do desenvolvimento pessoal.

 JEAN MARTINA

 

Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC e Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Cambridge no Reino Unido. Professor C2 na UFSC e Visinting Lecturer na Universidade de Hertfordshire/Reino Unido. Pesquisa na área de gestão de identidades, protocolos criptográficos, documento eletrônico e blockchain e criptomoedas. É atualmente Newton Advanced Fellow da Royal Society Britânica.

 JOÃO GABRIEL HARGREAVES

 

Diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio. Graduado em Engenharia Mecânica, Engenharia de Solda pela DVS e Engenharia END pela DGZfP, ambos na Alemanha. Possui MBA em Gestão Empresarial e MBA de Gestão da Inovação. Atuou 36 anos no setor elétrico e nuclear e, deste período, 10 anos como gestor do Centro de P&D do setor elétrico na PUC-Rio. Em 2017 e 2018 presidiu da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi).

 JOÃO KEPLER

 

CEO da Bossanova Investimentos, empresa que realizou mais de 700 investimentos em startups nos últimos quatro anos. Escritor, anjo-investidor, conferencista, apresentador de TV, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor. Foi premiado por quatro vezes como o melhor anjo-investidor do Brasil pela Startup Awards. Autor dos livros “Smart Money”, “Gestão Ágil” e “Se Vira Moleque!”.

 JOAQUIM JOSÉ SOARES NETO

 

Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Graduado em Física e professor titular da Universidade de Brasília, fez doutorado na Aarhus University, na Dinamarca, e pós-doutorado no Califórnia Institute of Technology, nos Estados Unidos. Integra o conselho científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e tem trabalhos publicados nas áreas de avaliação educacional e de física teórica. Há mais de 15 anos, se envolve em pesquisas relacionadas à avaliação educacional.

 LUIS GARCIA

 

Vice Presidente de Tecnologias Emergentes na Full Sail University. Experiente executivo que conta com mais de vinte anos de experiência nos mercados de tecnologia, mídias digitais e educação. Lidera a direção estratégica dos programas de tecnologia e jogos digitais da universidade. Trabalha com empresas de tecnologia ajudando na busca por recursos para projetos em áreas como Simulação, RA/RV, UX/UI, Jogos Digitais, Internet da Coisas, Tecnologia em Nuvem e outras tecnologias emergentes. Nasceu em Caracas, Venezuela, onde graduou-se em Engenharia de Sistemas pela Universidad Metropolitana. Ele também conta com um certificado em Mídias Digitais pela Full Sail University e com um MBA pela Duke University.

 LÚCIA MARIA TEIXEIRA

 

Presidente do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). Presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Mestre e doutora em Psicologia da Educação.

MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

 

Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação. Socióloga e mestre em Ciência Política. Foi secretária estadual de educação de São Paulo; presidente do Inep (de 1995 a 2002), sendo responsável pela reformulação do SAEB, implantação do Enem e do Provão, organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do PISA no Brasil. Foi secretária executiva do Ministério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Participa do Todos pela Educação.

 MAXIMILIANO DAMAS

 

Assessor da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário UniCarioca. Engenheiro de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), Mestre em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

MESSIAS BORGES DA SILVA

 

Engenheiro Industrial Químico (EEL-USP). Possuí Certified Quality Engineer pela American Society for Quality-ASQ-USA). Pós-graduado em Ciências Térmicas e em Qualidade; Mestre em Engenharia Mecânica; Doutor em Engenharia Química. É livre docente em Engenharia da Qualidade. Acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade; Líder da Iniciativa CDIO na América Latina; Especializado em Design of Experiments, Lean Enterprise, Lean Product Development, Innovation & Design Thinking, Innovation Beyond the Buzzword pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT-USA. É também visiting scientist da Harvard University; Professor da EEL (USP-Lorena); Professor da FEG (UNESP-Guatinguetá); Coordenador do curso de Pós-graduação em Engenharia da Qualidade da EEL-USP Lorena. Instrutor em Lean Enterprise no MIT e Consultor de Empresas.

MURILO ÂNGELI

Professor universitário, advogado especialista em Direito Educacional, head de desenvolvimento de negócios e inovação acadêmica da Platos/Saraiva Educação. Lecionou em IES públicas e privadas, em disciplinas presenciais e EAD. Atuou na gestão acadêmica como Coordenador de curso de Direito, Reitor de centro universitário e membro de Núcleos Docentes Estruturantes de diferentes cursos de Direito. Coautor do capítulo “Gestão acadêmica eficaz para o curso de Direito” da obra Análise Setorial da Educação Superior Privada (Hoper Educação, 2018) e da obra Noções Essenciais de Direito (Saraiva Educação, 2020).

 PATRÍCIA VILAS BOAS

 

Diretora técnica da Edux Consultoria. Mestre em Educação. Pós-graduada em Políticas Públicas Sociais e em Educação a Distância. No Ministério da Educação (MEC) atuou como diretora de Regulação da Educação Superior e diretora de Programas da Secretaria Executiva, entre outras funções. Foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-PARES).

 PAULO ANTÔNIO GOMES CARDIM

 

Vice-presidente do Núcleo de estudos e consultoria da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen). Advogado. Reitor do Centro Universitário Belas Artes. Foi secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, presidente da Anaceu, vice-presidente da Funadesp e membro do Conselho de Administração da ABMES. Foi presidente do Semesp e é membro nato do Conselho da Presidência. Participante de comissões e grupos de trabalho de grande relevância no Inep e no Ministério da Educação.

 PAULO CHANAN

 

Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional.

PAULO DE TARSO

 

CEO da Platos EdServ Platform, empresa formada pelo OPM de pós-graduação, Red Ballon, PNLD e SETS (Editora Saraiva e Saraiva Educação), que faz parte da holding Cogna Educação, uma das principais organizações educacionais do mundo. Possui 10 anos de experiência em educação e já passou por diversas áreas da companhia, incluindo a Diretoria de Operações, Diretoria Executiva da Uniasselvi, Vice-Presidência de Inovação e Vice-Presidência de Educação Continuada. Liderou projetos relevantes, como a integração da Uniasselvi e o início da transformação digital da Cogna. Também liderou o projeto Discovery, com foco na Pós-Graduação, que culminou na criação da Platos. É formado em Engenharia da Computação pelo ITA, com especialização em Administração pela FGV e MBA pela Wharton School of Business, Universidade da Pensilvânia.

 RAFAEL BADDINI

 

Sócio-diretor de Estratégia de Negócio da Pravaler. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Marketing Vendas pela Kellogg School of Management, nos Estados Unidos. Trabalhou por 4 anos no Unibanco antes de iniciar na Ideal Invest, antigo Pravaler, em 2007. Participou de todo o processo de desenvolvimento do Pravaler e foi responsável por diferentes áreas até se tornar Sócio-Diretor de Estratégia de Negócio, posição que ocupa desde 2013.

 RODRIGO CAPELATO

 

Diretor executivo e assessor para Assuntos Econômicos do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). Sócio da Expertise Educação. Possuí graduação em Economia, MBA em Tecnologia da Informação e em administração. Foi membro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-PARES). Autor de diversos artigos na área de potencial de mercado e ensino superior.

 RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE

 

Vice-presidente executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj). Diretor da Faculdade de Ciências Agro Ambientais (Fagram). Doutor em Engenharia de Produção, mestre em Administração Pública e Governo, master em Business Administration pela University of Wiscosin, possui graduação em Administração de Empresas e em Direito. Ex-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA). Foi membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração do Inep/MEC. Consultor ad-hoc do MEC para Avaliações Institucionais e conselheiro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), instituído pelo Ministério da Educação.

 SÓLON CALDAS

 

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), possui MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Inovação Tecnológica e é Bacharel em Administração. Professor universitário, diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e assessor executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Também é assessor da presidência no Instituto Êxito de Empreendimento.

 YARON EDEL

 

Consultor em educação e inovação, o Israelense é co-fundador e diretor de produtos da Esteban Solutions, empresa que fornece serviços e produtos para instituições de ensino para que elas se adaptem melhor ao século XXI. É ex-diretor da área de educação do Israel Innovation Institute, onde fundou uma comunidade de 200 empresas da LearnTech e criou unidades de inovação nos departamentos de educação municipal. Trabalha há 10 anos nos setores de Empreendedorismo e Inovação. Atuou como diretor de P&D na cadeia de aceleradores de impacto social PresenTense. Também ministra um curso sobre Empreendedorismo no programa de MBA da ONO Academic College.