VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
ENSINO SUPERIOR E NOVAS TECNOLOGIAS: CAMINHOS E DESAFIOS
O “VII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular – Ensino Superior e Novas Tecnologias: Caminhos e Desafios”, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2014 em Maceió (AL), constituiu-se oportunidade ímpar para discussão e apropriação, pelos participantes, dos instrumentos mais modernos neste campo além de ter possibilitado uma intensa interação profissional entre todos os presentes.
O evento reuniu as principais lideranças do setor, autoridades governamentais e políticas com responsabilidade na área educacional, renomados educadores e formuladores de políticas públicas para a educação no Brasil e foi palco de profundas reflexões sobre os mais diversos conhecimentos que emanam da temática envolvida referenciada sobre o impacto e a interrelação da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
Neste contexto, relevantes temas se sobressaíram e culminaram com a percepção de que o aluno tem um papel muito mais ativo na aprendizagem e que a transmissão do conhecimento pelo mestre – cada vez mais descentrada dele próprio – terá de ser mediatizada com as inovações da moderna tecnologia. Para tanto, o professor precisará criar um ambiente propício à formação do profissional, do cidadão global, capaz de compreender, atuar e transformar o mundo.
O Congresso se encerrou com o firme propósito de persistir na luta por um ensino superior de qualidade, mais justo e socialmente mais adequado à diversidade das instituições de ensino superior (IES).
Os representantes do ensino superior particular presentes no encontro se comprometem a colaborar, em articulação com o governo, na busca de soluções que visem:
- Estimular as discussões sobre o desenvolvimento tecnológico em geral e sobre os impactos futuros das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem e na gestão do ensino superior;
- Apoiar a capacitação de líderes para atuar em um mundo globalizado e para formar o “cidadão global”, em consonância com as tecnologias inovadoras que se destinam a pensar em um modelo de educação superior de qualidade compatível com as exigências do século XXI;
- Preparar gestores educacionais de modo a torná-los aptos a educar pessoas para um mundo em que a inovação é uma questão central e cada vez mais relacionada com as tecnologias digitais;
- Expandir o ensino superior com base na inclusão dos grupos menos favorecidos historicamente;
- Estimular as IES, especialmente as de pequeno e médio porte, na implementação de projetos que tenham por objetivo preservar e fortalecer as raízes locais e regionais, a identidade e a vocação institucional, bem como promover o desenvolvimento de sua área de abrangência;
- Eliminar os efeitos punitivos advindos dos indicadores provisórios de avaliação e de regulação, em especial o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), que ferem as disposições da Lei nº 10.861/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
- Diligenciar junto ao MEC a aprovação e a implementação do marco regulatório para a Educação a Distância (EaD);
- Aumentar gradativamente nos projetos de cursos presenciais a percentagem da oferta de EaD dos atuais 20% até alcançar 50%;
- Considerar nos processos avaliativos, além da biblioteca física, as inúmeras possibilidades da biblioteca digital;
- Levar em conta que os desafios dos novos tempos educacionais devam ter como meta a modernização da educação e a reformulação do sistema universitário vigente.
E, para que estes compromissos possam ter êxito, todos os esforços serão desenvolvidos pelo Fórum junto às IES, aos órgãos governamentais e à sociedade brasileira em geral.
Maceió/AL, em 5 de abril de 2014.
__
Altamiro Galindo Presidente da Anup |
Gabriel Mario Rodrigues Presidente da ABMES |
Hermes Ferreira Figueiredo Presidente do Semesp |
José Janguiê Bezerra Diniz Presidente da Abrafi |
Paulo Antônio Gomes Cardim Presidente da Anaceu |
Amábile Pacios Presidente da Fenep |