O “V Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular: Desafios do Ensino Superior no Brasil”, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho em Natal/RN, se revelou um momento de profundas reflexões acerca dos grandes desafios que a educação no Brasil está enfrentando e trouxe novas luzes sobre caminhos alternativos a seguir para que dificuldades sejam superadas e nosso país prossiga com mais vigor na sua trajetória de inclusão social e de desenvolvimento com sustentabilidade.
O excelente nível das palestras apresentadas e dos debates ocorridos traz a certeza de que o setor particular de ensino superior está no caminho certo para apoiar a melhoria no nível educacional em nosso país.
Há que se prosseguir na busca de novos patamares de qualidade e de excelência na transmissão do conhecimento, na melhor profissionalização do cidadão e no apoio à sua realização pessoal.
Para tanto, é fundamental que se continue o desenvolvimento de ações contando com a união entre todos, sejam professores, funcionários, reitores ou mantenedores. Juntos, são uma formidável força para alavancar o bem estar do povo brasileiro.
Neste contexto, o V Congresso encerrou-se com a decisão de transformar seus resultados na denominada Carta de Natal.
Os participantes deste Congresso, considerando as reflexões, debates e conclusões nele realizados, expressam os seguintes compromissos e expectativas:
- necessidade da realização de um estudo com cenários alternativos sobre o ensino superior no Brasil de hoje até 2020 e as respectivas providências em termos de políticas públicas para que se alcance a expansão das matrículas com ensino de qualidade em níveis compatíveis com as aspirações do povo brasileiro e com justiça social;
- desenvolvimento de um trabalho intenso para que o país possa ter os profissionais com nível de formação compatível com a demanda do mercado de trabalho, em especial na área das ciências, tecnologias e engenharias;
- apoiar a formação dos estudantes do ensino médio mediante ações e atividades que os ajudem a superar obstáculos tais como dificuldades na adaptação ao ensino, no aprendizado da matemática e do português e a evasão precoce;
- contribuir de maneira decisiva para o aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação do ensino superior;
- diligenciar para estabelecer alternativas de parcerias com entidades educacionais do exterior buscando alcançar melhores níveis de excelência no contexto do ensino de graduação e pós-graduação;
- apoiar e colaborar com medidas governamentais que envolvam a utilização dos mecanismos do ProUni e do Fies tendo em vista promover a inclusão maciça de jovens das classes C, D e E no ensino superior;
- estimular a implantação de novas alternativas na estrutura curricular no nível de graduação que levem ao aperfeiçoamento do ensino na direção da formação interdisciplinar, multiprofissional e profissionalizante;
- intensificar a utilização de modernas ferramentas de natureza tecnológica que impactam no processo de ensino-aprendizagem;
- atuar de forma intensa para que o país alcance a meta de 10 milhões de alunos no nível de graduação o mais rapidamente possível.
E para que estes compromissos possam ter êxito, todos os esforços deverão ser desenvolvidos pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular junto aos seus associados e junto à sociedade brasileira em geral.
Foi aprovada pelos participantes a continuidade das atividades do grupo de acompanhamento da execução das propostas contidas na presente carta.
Natal (RN), 16 de junho de 2012
Abib Salim Cury Presidente da Anup |
Gabriel Mario Rodrigues Presidente da ABMES |
Hermes Ferreira Figueiredo Presidente do Semesp |
José Janguiê Bezerra Diniz Presidente da Abraf |
Paulo Antonio Gomes Cardim Presidente da Anaceu |
Amábile Pacios Presidente da Fenep |