CBESP

CBESP 2024 promove mesa histórica com conselheiros do CNE

Na edição de 2024 do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), uma mesa redonda histórica reuniu doze conselheiros das Câmaras de Educação Básica e Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) para discutir a integração entre os dois níveis educacionais a partir de estratégias inovadoras. O evento, que ocorreu no segundo dia do XVI CBESP, focou em promover uma reflexão e diálogo construtivo sobre a interconexão entre a Educação Básica e a Educação Superior, buscando fortalecer a transição dos estudantes ao longo de seu percurso educacional.

A mesa, coordenada por Amábile Pacios, vice-presidente da FENEP, e Rui Otávio, presidente do SEMERJ, propôs uma reflexão profunda sobre a importância de uma transição eficaz para os estudantes ao longo de seu percurso educacional. A discussão focou em identificar desafios e oportunidades nos dois níveis educacionais, com destaque para a formação de professores e a aprendizagem significativa, embasadas em políticas públicas inovadoras que priorizam qualidade, diversidade, inclusão e sustentabilidade socioambiental.

Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), destacou a necessidade urgente de atenção à alfabetização e à educação fundamental como bases para reduzir a evasão escolar no ensino médio e superior. Curi frisou que sem uma diretriz curricular adequada e uma gestão eficaz de ingresso e permanência, a evasão continuará sendo um grande obstáculo.

Henrique Sartori de Almeida Prado, presidente da Câmara de Educação Superior (CES/CNE), questionou se a educação superior ainda é o sonho de muitos, destacando a necessidade de interação entre os diversos modelos educacionais existentes no Brasil. Já Suely Menezes, vice-presidente da Câmara de Educação Básica (CEB/CNE), mencionou a Lei 14.645/23 e a importância da integração curricular para viabilizar itinerários formativos, ressaltando o Parecer 19 aprovado pelo CNE.

A cooperação entre os dois níveis educacionais foi o foco da fala de Paulo Fossatti, vice-presidente da Câmara de Educação Superior. Ele considera ponto fundamental para resolver problemas comuns, como a evasão escolar. Ele propôs a efetivação de práticas conjuntas entre os diferentes níveis educacionais. Para Walter Eustáquio Ribeiro, conselheiro do CEB/CNE, uma base forte na educação básica é essencial para uma construção sólida na educação superior. Ele destacou a necessidade de fortalecer a pós-graduação para tornar o Sistema Educacional Brasileiro mais homogêneo.

Anderson Luiz Bezerra da Silveira, conselheiro do CES/CNE, sugeriu a curricularização da extensão para aproximar a educação superior da educação básica, promovendo projetos de extensão nas escolas que possam mostrar aos alunos diversas profissões e aumentar o interesse no ensino superior. E Valseni José Pereira Braga, conselheiro do CEB/CNE, alertou para a fragmentação do pensamento que leva a processos educacionais desconectados e propôs soluções integradas para superar esses desafios. André Guilherme Lemos Jorge, conselheiro do CES/CNE, sublinhou a importância de dialogar com as famílias sobre a empregabilidade e a qualidade de vida, destacando a correlação entre os resultados do ENEM e do ENADE como indicadores de desempenho.

Por fim, Elizabeth Regina Nunes Guedes, conselheira do CES/CNE, ressaltou a desconexão entre as metas do Plano Nacional de Educação e a realidade atual dos alunos, defendendo uma visão integrada desde a educação infantil até o ensino superior. Por sua vez, E Mauro Luiz Rabelo, conselheiro do CES/CNE, finalizou o painel comprometendo-se a levar as discussões para um aprofundamento no pleno do conselho.

Ao final do painel, foi feita uma homenagem a Luiz Roberto Curi que vai deixar a presidência do CNE.

O XVI CBESP ocorre de 5 a 7 de junho, em Mogi das Cruzes (SP). Confira a programação completa e acompanhe as transmissões pelo canal CBESPBr, no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.