Ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estão confirmado na abertura da 15ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), entre os dias 24 e 26 de maio, em Alexânia (GO). O evento terá como tema “Liderança inovadora: o desafio da educação superior” e, como ocorre tradicionalmente, terá ao seu final a entrega de um documento com sugestões de políticas públicas que possam colaborar para o desenvolvimento da educação brasileira. Nesta edição, são esperados cerca de 500 dirigentes e reitores de instituições educacionais de todo o Brasil.
Promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e pela Linha Direta, o CBESP é reconhecido como o maior congresso do segmento da educação superior do país. Na programação, o congresso contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, como da ex-ministra da Educação e da Ciência de Portugal, Margarida Mano; do jornalista e sócio-fundador da Play9, João Pedro Paes Lemes; do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Lira Curi; da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovich Noleto; e representantes do Ministério da Educação, do Inep e da Câmara dos Deputados.
Além dos painéis temáticos, serão realizados quatro workshops que abordarão a liderança sob o foco do desenvolvimento sustentável, do enfrentamento dos desafios sociais e do mercado de trabalho, e planejamento estratégico. Os temas são os mais pertinentes para construção de currículos acadêmicos que possam formar e capacitar os universitários, os docentes e as instituições de ensino superior para o novo cenário brasileiro e mundial.
Para o presidente do Fórum, Celso Niskier, a escolha do tema desta edição do CBESP é bastante oportuna. “O Brasil tem novos líderes no campo político, do Executivo, do Legislativo, e será uma oportunidade para o encontro das lideranças brasileiras e mundiais no debate do destino da educação superior. Por outro lado, as instituições de ensino superior passam por um processo de transformação digital, contexto em que o exercício da liderança se torna fundamental diante de tantos desafios”, avalia. E completa: “Sem boas lideranças, não vamos conseguir atingir os nossos objetivos educacionais”.
O CBESP reúne, a cada edição, reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas para educação de todo o Brasil, além de promover a troca de conhecimentos e experiência dos participantes. Em 2023, o congresso será híbrido, com transmissão ao vivo pelo YouTube (exceto workshops). A programação completa já está disponível no site do evento – https://cbesp.com.br/.