O ministro da Educação, Camilo Santana, abre, na tarde desta quarta-feira (24/5), o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que acontece em Alexânia. A solenidade acontecerá até a próxima sexta-feira (26/5) e discutirá os desafios da educação superior no Brasil.
Além de Camilo, há previsão da participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que falará sobre “um mundo sustentável em diálogo com a educação”.
De maneira remota, o titular do MEC participa, ombreado da secretária-executiva da pasta, Izolda Cela e da secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior.
Dentre as autoridades de renome que discutirão o ensino privado, estão também a presidente da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), Marlova Jovchelovitch Noleto e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo.
Dados do Censo da Educação Superior de 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que o número de matrículas no ensino superior ultrapassou a marca de 8,9 milhões, ou seja, um crescimento de 32,8% na última década. A maioria desses ingressos correspondeu à rede de ensino privada, com 76,9%. As instituições públicas receberam 23,1% dos estudantes.
O Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular acontece anualmente e é realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. O intuito do evento é reunir categorias como reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas de educação.
A organização promovedora é formado pelas seguintes instituições:
- Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES),
- Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi),
- Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc),
- Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu),
- Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen),
- Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep),
- Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj),
- Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior da Bahia (Semesb/Abames) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).
O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FERESP) integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão. Órgão diretamente vinculado à presidência da República, o colegiado destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade.
No Conselhão, o presidente, Celso Niskier, indicou a vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Débora Guerra, para atuar como conselheira em nome da organização.
Fonte: Mariana Costa, do Metrópoles