1º DIA (05/06/2024 – QUARTA-FEIRA)
- 15h00 – Credenciamento
- 17h00 – Sessão solene de abertura
- Participação:
- Dirigentes do Brasil Educação e da Linha Direta
- Autoridades e convidados especiais
- Participação:
- 17h50 – Apresentação da temática e da programação do XVI CBESP
- Comissão científica do XVI CBESP:
- Iara de Xavier – Assessora da presidência da ABMES
- Débora Guerra – Vice-presidente da ABMES
- Comissão científica do XVI CBESP:
- 18h00 – Talk-show de abertura
Políticas Públicas em Educação e o Papel do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável
Ementa: Debater as políticas públicas que visam garantir o acesso à educação de qualidade e o papel do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) no fortalecimento do sistema educacional, com o objetivo promover o diálogo e a cooperação entre os diferentes agentes que atuam em prol do desenvolvimento sustentável. A formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas educacionais devem estar baseadas nos insights e nas experiências, com intuito de alcançar a excelência e o aprimoramento da educação no Brasil.
- 19h00 – Encerramento
2º DIA (06/06/2024 – QUINTA-FEIRA)
- 09h00 | Painel 1 – Internacionalização no contexto da educação superior
Ementa: Tratar as estratégias, impactos e desafios das políticas de internacionalização em um mundo interconectado, destacando as políticas capazes de fomentar projetos locais e globais para a produção de conhecimentos, além das parcerias e dos programas de mobilidade estudantil e docente no contexto da cooperação internacional com o compromisso com a excelência acadêmica e o intercâmbio de conhecimentos com intuito de promover a formação de cidadãos globais em escala internacional.
- 10h30 | Coffee break
- 11h00 | Painel 2 – Integração entre a Educação Básica e a Educação Superior como estratégia inovadora
Ementa: Promover reflexão e diálogo construtivo sobre a interconexão e o fortalecimento entre a Educação Básica e a Educação Superior, reconhecendo a importância de uma transição eficaz para os estudantes ao longo de seu percurso educacional, buscando identificar os desafios e as oportunidades nos dois níveis educacionais, considerando a diversidade de aspectos inerentes ao processo de integração, tendo como pilares a formação de professores e a aprendizagem significativa a partir de políticas públicas inovadoras fundamentadas na qualidade, na diversidade, na inclusão e na sustentabilidade socioambiental.
- 12h30 | Intervalo
- 14h30 | Painel 3 – Educação a distância e a democratização da educação
Ementa: Analisar a educação a distância no contexto da educação superior nacional, apontando os desafios e as oportunidades dessa modalidade no cenário educacional contemporâneo, visando destacar os aspectos relevantes e as vantagens do uso da multiplicidade de modalidades no processo ensino aprendizagem, considerando as condições de oferta como aspecto fundamental na qualidade da formação acadêmica.
- 15h30 | Coffee break
Ementa: Abordar a educação tecnológica no contexto das políticas públicas, considerando a essencialidade desse nível educacional no desenvolvimento nacional, assim como destacar as possibilidades de inserção do cidadão no mundo do trabalho na perspectiva da educação permanente.
- 16h30 | Coffee break
17h00 | Workshops Simultâneos :
Coordenação-Geral:
Iara de Xavier
– Doutora em Saúde Pública. Diretora Executiva da EDUX21. Especialista em Educação Superior. Assessora da Presidência da ABMES. Diretora Técnica da ABRAFI.
Objetivo Geral:
Os quatro workshops estão relacionados com o tema central do evento, visando verticalizar a temática com o propósito de oportunizar o debate de aspectos vinculados às políticas públicas educacionais, privilegiando a abordagem problematizadora com apresentação de cases e propostas inovadoras e criativas no sentido de contribuir com a construção de um Novo Brasil.
Workshop 1 – Tema: Políticas públicas educacionais e as questões ambientais
Ementa: Debater a inserção das questões ambientais e climáticas nas políticas públicas educacionais como essenciais na formação acadêmica de cidadãos éticos e conscientes do desenvolvimento da postura criativa e inovadora, fundamental ao enfrentamento dos problemas deste século, que se caracterizam como multifatoriais e complexos, caracterizando a importância da Educação Verde.
Workshop 2 – Tema: Políticas públicas educacionais e o novo Brasil
Ementa: Refletir sobre os impactos do Plano Nacional de Educação 2014/2024, instituído pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, com destaque para a política de graduação conduzida pela SESU e pela SERES e o Plano Nacional de Pós-Graduação stricto sensu conduzido pela Capes, com o objetivo de refletir sobre as reais necessidades educacionais de conceber um novo sistema de educação superior que trate das assimetrias regionais e de outras naturezas, possibilitando a integração dos diversos níveis educacionais, valorizando a formação permanente e continuada com qualidade.
Workshop 3 – Tema: Políticas públicas educacionais e as modalidades pedagógicas
Ementa: Analisar a utilização da diversidade das modalidades e metodologias criativas e inovadoras na elaboração de projetos pedagógicos de cursos de graduação, contemplando a conjugação da presencialidade, da virtualidade, do remoto, assumindo o hibridismo como constructo que imprime qualidade na formação acadêmica, considerando as características e as especificidades dos cursos de graduação, tendo as Diretrizes Curriculares Nacionais como base da construção, além do perfil da geração de estudantes, as realidades do mercado de trabalho e da sociedade e o momento histórico, que tem a tecnologia (IA) como ferramenta/meio imprescindível.
Workshop 4 – Tema: Políticas públicas educacionais e o SINAES
Ementa: Analisar a trajetória do SINAES como indutor da qualidade na educação superior, apontando as facilidades e as dificuldades na implementação como Política de Estado versus Política de Governo, assim como abordar a necessidade de construção de indicadores de qualidade coerentes com os novos tempos e realidades nacional e internacional, assim como tratar a autoavaliação institucional como eixo integrador das demais modalidades avaliativas, com foco na CPA como instância privilegiada de imprimir qualidade institucional.
3º DIA (07/06/2024 – SEXTA-FEIRA)
- 09h00 | Painel 5 – Políticas Públicas e Educação Empreendedora
Ementa: Abordar a importância das políticas públicas voltadas para a educação empreendedora como crucial para o desenvolvimento econômico e social do país. A educação empreendedora visa fornecer habilidades práticas aos alunos para a criação e gestão de negócios, além de cultivar a resiliência e a capacidade de identificar oportunidades. Portanto, as políticas públicas desempenham um papel fundamental, podendo estabelecer diretrizes, recursos e estruturas para a criação de um ambiente propício para o surgimento e crescimento de novos negócios, impulsionando assim a inovação no ambiente acadêmico e contribuindo para a geração de emprego e do desenvolvimento econômico local, regional e nacional.
- 10h00 | Painel 6 – Metas para o Novo Plano Nacional de Educação
Ementa: Abordar e debater a importância das metas previstas no Novo Plano Nacional de Educação, com intuito de contribuir para o debate a respeito do aprimoramento do sistema educacional de forma a elevar a qualidade do ensino em todas as etapas da educação, incluindo a formação de professores, a atualização curricular e o uso de práticas pedagógicas inovadoras, garantido a universalização e o acesso de todos os cidadãos brasileiros.
- 11h00 | Coffee Break
- 11h30 | Talk-show de Encerramento
Redes Sociais e a Educação do Futuro: como as IES devem se adaptar à nova Economia da Atenção
Ementa: Abordar o papel das redes sociais na comunicação, principalmente, na influência da forma de aprendizado. As IES estão diante do desafio de se adaptar a essa nova realidade, sendo imprescindível o ajuste das estratégias educacionais no sentido de aproveitar ao máximo o potencial das redes sociais na educação do futuro. À medida que as redes sociais continuam a moldar o panorama educacional, as IES precisam se adaptar à nova economia de atenção e inovar. Portanto, ao integrar as redes sociais em suas práticas educacionais, poderão criar experiências de aprendizado mais dinâmicas, acessíveis e envolventes.
- 12h30 | Leitura da Carta de Mogi das Cruzes (16° CBESP)
- Condução e relatoria:
- Celso Niskier – Secretário executivo do Fórum e diretor presidente da ABMES
- Marcelo Chucre – Presidente da Linha Direta
- Participação dos dirigentes/representantes e convidados do Brasil Educação:
- Celso Niskier – Secretário executivo do Fórum e diretor presidente da ABMES
- Paulo Cesar Chanan – presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi)
- Marcos Fernando Ziemer – Presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE)
- Guilherme Valle de Souza – Presidente da Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (AFEESMIG)
- César Lunkes – presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc)
- Moses Rodrigues – Presidente da Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES)
- Arthur Sperandéo de Macedo – presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu)
- João Batista Gomes de Lima – Diretor Presidente da Associação Nacional de Educação Católica de Brasília (ANEC)
- Cleunice Matos Rehem – Presidente da Fundação Nacional das Mantenedoras de Instituições de EPT (BRASILTEC)
- Paulo A. Gomes Cardim – representante da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen)
- Amábile Pácios – vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep)
- Custódio Pereira – Presidente do Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (FONIF)
- Rui Otávio Bernardes de Andrade – presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj)
- Carlos Joel Pereira – presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior na Bahia (Semesb/Abames)
- Lúcia Maria Teixeira – presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp)
- Janguiê Diniz – Ex-secretário executivo do Fórum
- Condução e relatoria:
- 13h30 | Encerramento das atividades