Na tarde do segundo dia do XV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, nesta quinta-feira (25), especialistas se reuniram para discutir projetos educacionais inovadores que contribuem para a formação de líderes. Durante o painel “Projetos Educacionais Inovadores para Formação de Líderes”, promovido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades (ABRAFI), os expositores compartilharam com a plateia as boas práticas e os resultados positivos alcançados no desenvolvimento de novas lideranças.
Ao abrir o painel, o presidente da ABRAFI, Paulo Chanan, ressaltou a importância de refletir se as instituições estão formando líderes capazes de transmitir conhecimentos aos seus sucessores. “Nunca foi tão decisivo que isso aconteça. O processo de concorrência insana provoca a necessidade de termos uma linha que liga o objetivo institucional e as ações desenvolvidas ao longo do processo”, ponderou. Destacou ainda os benefícios significativos do desenvolvimento de líderes dentro das instituições de ensino. Leila Rabello, representante da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN), acrescentou que “formar líderes não é fácil. A ideia é que tenhamos um eixo para a formação de uma liderança humana em estudantes e docentes”.
Durante o debate, Beto Dantas, CEO do Pravaler, iniciou seu discurso enfatizando que projetos educacionais inovadores exigem abordagens poderosas. Ele destacou que o principal objetivo do projeto é capacitar as instituições de ensino para que realizem um excelente trabalho, proporcionando aos alunos o acesso à educação. Beto Dantas compartilhou estatísticas que mostram a importância desse compromisso. “Sabemos que 28% dos estudantes têm como objetivo na carreira realizar sonhos pessoais, 30% deles têm medo de não conseguir um emprego na área de formação e 63% deles alegam ter dificuldades financeiras nesse momento. Entendemos então o tamanho do nosso compromisso”, enumerou.
O reitor do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), Arapuan Netto, apresentou o projeto de liderança desenvolvido na universidade do Rio de Janeiro, destacando sua relevância na formação de jovens líderes provenientes de favelas. Ele explicou que o projeto “Favela Inova” vai além das salas de aula e aborda temas como sonhos e transformação social. “Nossa gestão é dinâmica, de autorresponsabilidade, construindo métricas em conjunto, com jornadas sempre preocupadas com a segurança psicológica de alunos e colaboradores”, explicou.
Leonardo Queiroz, sócio e vice-presidente de Crescimento da Cogna Educação, levantou o desafio de trazer os 30 milhões de brasileiros que ainda não têm acesso à educação para o ensino superior. Ele destacou a necessidade de as empresas fornecerem soluções personalizadas às necessidades individuais, em vez de competirem apenas por preços. “Ao invés de ficarmos brigando por preços, podemos construir um mercado enorme, fazendo com que o país melhore. Nenhuma empresa vai conseguir fazer isso sozinha, precisamos pensar em conjunto”, ponderou.
No encerramento do debate, Rodrigo Capelo, diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) e sintetizador do evento, reforçou a importância da formação de novas lideranças inovadoras. “Um líder inovador será aquele que conseguirá integrar o que o aluno gosta e o que ele precisa, não somente trazê-lo para dentro da instituição”, concluiu.
O CBESP
O CBESP é um evento itinerante que reúne reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formadores de políticas públicas para educação de todo o Brasil. É promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum) e pela Linha Direta.
Depois de passar por todas as regiões brasileiras, a 15ª edição está sendo realizada no Tauá Resort, em Alexânia (GO), de 24 a 26 de maio de 2023, com o tema “Liderança inovadora: o desafio da educação superior”. Quase 600 participantes presenciais e cerca de 4 mil remotamente estão reunidos nestes três dias para debater pautas pertinentes ao setor privado de ensino superior, bem como compartilhar experiências e interagir com os principais nomes do segmento no país e no mundo.
As palestras e painéis estão sendo transmitidos no canal do YouTube do CBESP, exceto os workshops desta tarde. Conheça a programação completa aqui.