Em pauta, alternativas e estratégias para a expansão da educação superior no país que possam apoiar e acelerar o desenvolvimento econômico e social sustentável brasileiro
O ministro da Educação Aloizio Mercadante abre, nesta quinta-feira, a nona edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que será realizado até sábado em Porto de Galinhas. O evento, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, reúne reitores, mantenedores, gestores, autoridades governamentais e políticas com responsabilidades na área de educação, além de renomados educadores e formuladores de políticas públicas.
Em pauta, alternativas e estratégias para a expansão da educação superior no país que possam apoiar e acelerar o desenvolvimento econômico e social sustentável brasileiro. Com o tema “Ensino Superior Brasileiro: soluções para um país que precisa avançar”, os três dias do encontro servirão para discutir o momento atual, as dificuldades e expectativas.
Na pauta atual do setor está, entre outros pontos estratégicos, a inclusão maciça da população oriunda das classes C, D e E e, até 2024, de 33% da população brasileira com idade entre 18 e 24 anos no ensino superior, conforme determina o Plano Nacional de Educação (PNE). Percentual que gera um grande desafio, tendo em vista que dados atualizados apontam para um indicador pouco acima de 15%, em 2015. A participação das Instituições de Ensino Superior (IES) Particulares tem papel fundamental nesse objetivo, pois, conforme Censo do Ensino Superior de 2014, 75% dos 7,8 milhões de alunos matriculados estão estudando nessas instituições.
Fonte: Diário de Pernambuco