Instituições terão mais facilidade para abrir educação a distância

/ maio 26, 2017/ Clipping, X CBESP/ 0 comments

A medida é válida para as instituições de ensino com nota entre 3 e 5 de um ranking que vai de 1 a 5 do MEC

As instituições de ensino superior vão poder abrir polos de educação a distância sem credenciamento do Ministério da Educação (MEC). Hoje, o governo precisa visitar todos os polos antes de eles começarem a operar, o que normalmente leva anos.

A medida é válida para as instituições de ensino com nota entre 3 e 5 de um ranking que vai de 1 a 5 do MEC.

Com essa medida, divulgada hoje pelo MEC em decreto publicado no Diário Oficial, o mercado de ensino a distância deve passar por uma forte transformação, com uma grande competitividade entre as instituições que não conseguiam crescer neste mercado devido a dificuldades de se obter polos.

“A visita do MEC na sede da instituição de ensino continua sendo obrigatória. Não serão mais necessárias nos polos, mas continuaremos monitorando”, disse Patricia Vilas Boas, diretora de regulação de ensino superior do MEC, durante evento organizado pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em Gramado (RS).

O MEC passou a permitir ainda que as instituições de ensino atuem só com educação a distância. Atualmente, a faculdade é obrigada a ter cursos presenciais para atuar em ensino a distância.

“Enxergamos a medida como um avanço, uma flexibilização do MEC levando em consideração a qualidade da instituição”, disse Janguiê Diniz, presidente da ABMES.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário