Ministro Milton Ribeiro e físico Marcelo Gleiser abrem encontro nacional do Ensino Superior

/ maio 13, 2021/ Release, XIII CBESP/ 0 comments

Considerado o maior evento do setor no país, a 13ª edição do CBESP ocorrerá entre os dias 27 e 28 de maio, em formato on-line e gratuito

Brasília, 12 de maio de 2021 – Especialistas renomados com experiência em educação superior, no Brasil e no exterior, confirmam participação na 13ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Com participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, na solenidade de abertura, o evento é reconhecido como o maior congresso do segmento de educação superior do Brasil. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e pela Linha Direta, a abertura do evento terá ainda a participação do presidente do Fórum e da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, e do físico vencedor do Prêmio Templeton, Marcelo Gleiser, dentre outras autoridades e gestores de instituições de educação superior (IES) do Brasil e do exterior.

Em 2021, devido à pandemia decorrente da pandemia provocada pelo novo coronavírus e suas consequências para o setor educacional, as discussões do XIII CBESP serão pautadas pelo tema “Empreendedorismo e Educação Superior: construindo modelos inovadores em tempos de Covid-19”. De acordo com Niskier, o Congresso tem a proposta de fazer com que as instituições se tornem ainda mais empreendedoras e que possam contribuir para a retomada do crescimento econômico do Brasil. “Traremos ainda para o debate temas transversais, como criatividade e liderança, para o futuro das IES”, pontua.

O CBESP tem reunido, a cada edição, reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas para educação de todo o Brasil, propiciando aos participantes troca das mais diversas experiências, com cases internacionais e experiências de sucesso. As inscrições para o XIII CBESP estão abertas e podem ser feitas no site do evento: https://cbesp.com.br/.

Alguns convidados merecem destaque, como o físico e vencedor do Prêmio Templeton, Marcelo Gleiser que fará parte da palestra magna de abertura; o consultor em educação e inovação e ex-diretor da área de educação do Israel Innovation Institute, Yaron Edel, no debate “Empreendedorismo no contexto global: os cases da China, de Israel e dos EUA”; e a presidente do conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, que será entrevistada no Talk Show “O empreendedorismo e o futuro do Brasil”.

Sobre o CBESP

O Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular é um evento itinerante, e acontece, a cada ano, em uma cidade diferente. É uma iniciativa do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, organização sem fins lucrativos formada pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (Abmes), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen);  Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj). 

O CBESP já foi realizado em Porto de Galinhas/PE (2008), Araxá/MG (2009), Costão do Santinho/SC (2010), Salvador/BA (2011), Natal/RN (2012), Foz do Iguaçu/PR (2013), Maceió/AL (2014), Rio de Janeiro/RJ (2015), Porto de Galinhas/PE (2016), Gramado/RS (2017), Comandatuba/BA (2018) e Belo Horizonte/MG (2019).

Sobre Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular: Criada no dia 9 de abril de 2008, a instituição tem como objetivo defender os legítimos interesses do ensino superior particular. Sua missão é formular propostas que visem a assegurar o direito da livre iniciativa das instituições educacionais, de maneira a privilegiar o desenvolvimento do setor, sempre dentro dos princípios da qualificação da oferta de seus cursos e do melhor atendimento de seus estudantes.

A instituição é formada da integração de quatro entidades voltadas para a educação superior particular, denominadas associadas fundadoras, a saber, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Associação Brasileira das Faculdades (Abrafi); Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu); e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp). Também fazem parte do Fórum as seguintes associadas participantes: Confederação Nacional de Estabelecimentos de Ensino (Confenen), a Federal Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj). 

Serviço

13ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)
Data: 27 e 28 de maio
Horário: 9h às 18h
On-line e gratuito
Inscrições: https://cbesp.com.br/inscricoes

Informações para a Imprensa

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é marca-dgbb-300x185.png

DGBB Comunicação & Estratégia – (61) 3547-3060
Bernardo Brandão – (61) 98162-6759
Letícia Nobre – (61) 98134-0149
E-mail: leticia@dgbb.com.br 

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*