Com o tema “Transformando pessoas pela educação na construção de um Brasil de todos e para todos”, a 17ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) reunirá especialistas, dirigentes de instituições de ensino superior (IES), autoridades e gestores governamentais para debater os rumos da educação superior brasileira em um contexto de intensas transformações tecnológicas e regulatórias, além de urgência na ampliação do acesso e da permanência. O principal fórum de debates do setor no país acontecerá de 28 a 30 de maio, em Touros (RN), com transmissão ao vivo pelo YouTube.
“O CBESP é mais do que um congresso, é um espaço estratégico de construção coletiva do futuro da educação superior brasileira”, afirma o secretário executivo do Brasil Educação – Fórum Brasileiro da Educação Privada, Janguiê Diniz. “Ao reunir representantes de todas as regiões do país, reafirmamos nosso compromisso com uma educação transformadora, inclusiva e conectada às demandas da sociedade. O tema desta edição sintetiza esse propósito: transformar pessoas pela educação é o caminho para construir um Brasil de todos e para todos”, argumenta.
Programação
As atividades do XVII CBESP serão focadas em temas relevantes e estratégicos para a educação superior brasileira. Um dos eixos centrais será o debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, em tramitação no Congresso Nacional, que definirá metas e diretrizes para a próxima década. Representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) participarão ativamente das discussões, abordando questões como financiamento, qualidade, expansão e políticas de permanência.
Outro debate de grande relevância será sobre o novo marco regulatório da educação a distância (EAD), recentemente publicado pelo governo federal. A regulamentação traz mudanças significativas na oferta de cursos a distância, com impactos diretos na estrutura e no planejamento das instituições educacionais e no acesso de uma parcela significativa da população brasileira às graduações, especialmente àquelas proibidas de serem ofertadas neste formato. O CBESP oferecerá um espaço qualificado para a análise técnica e institucional do decreto, além de promover o compartilhamento de caminhos para adaptação e inovação diante das novas exigências.
A internacionalização da educação superior também será foco das discussões, com a apresentação de experiências bem-sucedidas de instituições que têm ampliado sua presença no cenário global, por meio de convênios acadêmicos, programas de mobilidade e duplo diploma.
As transformações digitais nas IES ganham destaque com a abordagem da inteligência artificial como ferramenta pedagógica e de gestão. Serão discutidos os impactos da IA em processos como a personalização da aprendizagem, as avaliações, a automação de tarefas e a melhoria da eficiência.
A programação ainda contempla o fortalecimento da educação empreendedora e o papel das instituições na formação de estudantes engajados, autônomos e preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. Um dos momentos mais aguardados é o painel com o CNE, que trará ao centro do debate a construção de políticas públicas em diálogo com as necessidades do setor privado e com os princípios de equidade e qualidade.
Ao final do evento, haverá a leitura da Carta de Touros, documento que consolida as principais proposições do setor privado de educação superior, e a apresentação da nova Agenda Trienal do Fórum Brasil Educação (2025–2027).
Sobre o CBESP
Criado em 2008, o Congresso é um evento itinerante que já passou por cidades como Ipojuca (Porto de Galinhas – PE), Araxá (MG), Natal (RN), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Belo Horizonte (MG). A edição de 2021, realizada totalmente on-line, marcou a virada digital do evento que, em 2022, voltou ao presencial com uma edição histórica em Florianópolis (SC). Em 2023, o Congresso foi realizado em Alexânia (GO) e, em 2024, em Mogi das Cruzes (SP). A cada edição, o CBESP reúne presencialmente cerca de 500 participantes, entre mantenedores, reitores, gestores e formuladores de políticas públicas.
Além disso, a transmissão ao vivo tem alcançado mais de 2 mil internautas por edição, tanto no Brasil quanto em países como Estados Unidos, Canadá, Portugal e diversas nações da América Latina.
Referência nacional para o setor, o CBESP é realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum Brasil Educação, formado pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (ABRAFI); Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE); Associação Nacional das Fundações Educacionais Privadas (ANFEP); Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC); Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES); Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU); Associação Nacional de Educação Católica de Brasília (ANEC); Fundação Nacional das Mantenedoras de Instituições de EPT (BRASILTEC); Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN); Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP); Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (FONIF); Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (SEMERJ); Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior na Bahia (SEMESB/ABAMES) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP).
Serviço
XVII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)
Data: 28 a 30 de maio
Local: Vila Galé Touros, Touros (RN)
Transmissão: https://www.youtube.com/@CbespBr/
Inscrições e informações: www.cbesp.com.br
Contato para imprensa: Bernardo Brandão – (61) 98162-6759 / Luana Rodrigues – (61) 99908-2033