ABMES lança 42ª edição da revista Estudos no XI CBESP

/ maio 28, 2018/ XI CBESP/ 0 comments

Produzida por especialistas em educação superior, a publicação traz análises, debates e reflexões sobre a nova legislação e os novos instrumentos de avaliação. A revista será entregue para os participantes dos workshops do XI CBESP

Com objetivo de fornecer subsídios a instituições de educação superior (IES) e pesquisadores da área a respeito da nova legislação e dos novos instrumentos de avaliação, publicados em outubro de 2017, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) lançará, durante o XI CBESP, a 42ª edição da revista Estudos.

A revista, que traz uma análise aprofundada sobre o tema, considerando a evolução observada em vários pontos do novo marco regulatório, bem como aspectos contraditórios, será entregue aos participantes dos workshops: “Como adaptar sua instituição ao novo marco regulatório“ e “Como adaptar sua instituição aos novos instrumentos de avaliação“, que serão realizados na sexta-feira (8/6) e contarão com a participação dos autores da publicação.

A pesquisa
Durante seminário da ABMES realizado em 6 de fevereiro, com o tema “Os instrumentos de avaliação da educação superior no contexto da nova legislação”, especialistas fizeram considerações relevantes para todo o setor na fase de implementação dessa nova modelagem. As exposições e os debates realizados provocaram uma reflexão sobre os cenários da educação superior no Brasil à luz da nova legislação. Como resultado, os palestrantes presentes na ocasião – Iara de Xavier, Maximilano Damas e Paulo Chanan – produziram o estudo.

A publicação traz um panorama da legislação da educação superior brasileira, análise dos instrumentos de avaliação para todos os atos institucionais e de curso e o conceito de inovação dentro desse contexto, na busca permanente das instituições de ensino superior por qualidade, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.

Novos instrumentos
Publicadas pelo Ministério da Educação (MEC), as Portarias 1.382 e 1.383, abordam, respectivamente, aos indicadores dos instrumentos de avaliação institucional externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica e de avaliação de cursos de graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

ABMES Editora
Esta é uma publicação da ABMES Editora, que ao longo de mais de três décadas já publicou cerca de 300 volumes, um verdadeiro legado da educação brasileira, sendo referência na produção intelectual, disseminação do conhecimento e fonte de pesquisa no meio acadêmico.

XI CBESP
O Congresso, que será realizado nos dias 7, 8 a 9 de junho de 2018, na Ilha de Comandatuba/BA, reúne lideranças, especialistas e autoridades para debater desafios e soluções para o setor. O evento abordará o tema “Educação Superior: inovação e inclusão para o Brasil que queremos”.

Interessados em participar do evento têm até 3 de junho para garantir os valores promocionais do 4º lote de inscrições. Para realizar inscrição, clique aqui.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.