Diversidade, inovação, políticas públicas e modelos de sucesso são destaques na programação do XII CBESP

/ março 11, 2019/ XII CBESP/ 0 comments

Buscando sempre abordar assuntos atuais, de relevância para as instituições de ensino superior e em prol de melhorias significativas na educação brasileira como um todo, a 12ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) reunirá renomados especialistas, com experiência no Brasil e no exterior, para abordar o tema “Educação superior: inovação e diversidade na construção de um Brasil plural” e apresentar casos de sucesso.

Reconhecido como o maior congresso do segmento de educação superior do Brasil, o XII CBESP acontecerá do dia 6 a 8 de junho em Belo Horizonte/MG.

Para abrir o evento e dar o tom dos debates que serão realizados ao longo dos dias, o CBESP receberá a diretora de Negócios do Google Brasil, Gleidys Salvanha. A palestra magna de abertura será coordenada pelo presidente do Fórum e diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, e sintetizada pelo vice-presidente do Semerj, Celso Niskier.

Logo depois, para animar a noite, os participantes contarão com show de uma das mais reconhecidas bandas de pop rock do Brasil: Jota Quest.

Políticas públicas e diversidade
O evento terá duas mesas-redondas, a primeira debaterá “Políticas públicas: sem diversidade não há inovação”. Sob a coordenação de Janguiê Diniz, a atividade contará com a presença do secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Marco Antônio Barroso Faria, da diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep, Mariangela Abrão, e do presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia. A síntese ficará por conta da Conselheira do CC-Pares, Iara de Xavier.

A segunda mesa-redonda, a ser realizada no sábado, levará aos participantes a visão do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre inovação e diversidade nas IES. Janguiê Diniz e Arthur Sperandéo de Macedo, presidente da Anaceu, estarão à frente da conversa com os conselheiros da Câmara de Educação Superior do CNE.

Inovando dentro das IES
O XII CBESP contará também com três painéis. O primeiro, com o tema “Como promover a diversidade nas IES visando à inovação? ”, apresentará cases de sucesso de instituições particulares. Coordenado pelo presidente do Semesp, Hermes Figueiredo, a atividade terá um representante da Faculdade Zumbi dos Palmares para falar sobre diversidade étnica e cultural na educação superior. Stefano Barra Gazzola, presidente do Grupo Educacional Unis, falará sobre a internacionalização como forma de aplicar a diversidade nas IES e a temática “Inovação na diversidade docente” ficará a cargo de um representante da PUC-RS. Daniel Castanho, vice-presidente da ABMES e presidente do Conselho de Administração da Anima Educação, sintetizará o painel.

O segundo painel falará sobre modelos inovadores de gestão pautados na diversidade, na inclusão e na sustentabilidade. Edgard Larry, presidente da Abrafi, fará a coordenação e mediação. Lucas Moraes, CEO e Founder na Edulabzz Studios, abordará a gamificação da graduação e Bruno Pinheiro, especialista em Negócios Online, falará sobre como impulsionar IES na internet. Por fim, Maurício Garcia, conselheiro do CC-Pares, irá sintetizar o painel.

Já o terceiro painel do evento tratará a situação da diversidade nas instituições de educação brasileiras. Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, abordará o tema “Inclusão e equidade na educação superior: caminhos para o desenvolvimento sustentável” e Luiz Filipe Trivelato, da Educa Insights, “Como as IES podem surfar a onda das EdTech, visando ampliar a inovação e a diversidade? ”.

Na prática
Três workshops simultâneos serão oferecidos no congresso. O primeiro, “Referenciais de qualidade na EAD: aplicados na graduação e na pós-graduação stricto sensu”, será moderado por Rui Otávio, conselheiro da CC-Pares, e terá como palestrantes Paulo Chanan, vice-presidente da Abrafi, e Stavros Xanthopoylos, diretor de Relações Internacionais da ABED.

O segundo, com a temática “Metodologias ativas: inovando no processo de ensino-aprendizagem”, trará Iara de Xavier, conselheira da CC-Pares, como moderadora, e Simone Bergamo, pró-reitora acadêmica da Ser Educacional, e Rodolfo Bertolini, CEO da Celso Lisboa, como palestrantes.

“Marketing digital: trabalhando a diversidade estudantil” será o assunto do terceiro workshop, moderado por Débora Guerra, vice-presidente da ABMES, com a presença de Arapuan Motta Netto, reitor da Unisuam, e Bruno Pereira de Toledo, reitor da UniToledo.

Meditação e educação
Pensando também em trazer práticas cada vez mais modernas e em voga para os congressistas, o sábado será iniciado com uma palestra sobre “Meditação e acolhimento: criando empatia nas IES”. Coordenada por Paulo Cardim, representante da Confenen e presidente da Conaes, a atividade terá como palestrante Klebér Tani, diretor da Sociedade Internacional de Meditação no Rio de Janeiro.

Além de tudo isso, ao longo do congresso haverá espaços e oportunidades para os participantes se conhecerem e realizarem networking com educadores de todo o país. A área de estandes trará novidades e novas oportunidades de negócios.

Inscrições
As inscrições para o XII CBESP estão abertas. Além dos benefícios para participações individuais, também estão disponíveis condições especiais para participação de grupos.

*Programação sujeita a alterações e confirmações de palestrantes

Clique aqui para conferir a programação preliminar.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.