Secretário do MEC espera 100 mil vagas do Fies juro zero preenchidas

/ junho 11, 2018/ Clipping/ 0 comments

Valor Econômico: Paulo Barone, secretário da área de educação superior do MEC, afirmou, durante o XI CBESP, que sua expectativa é terminar o ano com as 100 mil vagas de Fies preenchidas com as reformulações anunciadas em junho de 2018

O secretário da área de educação superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, disse que sua expectativa é terminar o ano com as 100 mil vagas do Fies (programa de financiamento estudantil do governo), da modalidade juro zero, preenchidas com as reformulações anunciadas nesta semana. No primeiro semestre, só 35 mil vagas foram preenchidas.

Entre as mudanças, anunciadas nesta semana, estão o financiamento de pelo menos 50% da mensalidade e aumento de R$ 30 mil para R$ 42,9 mil de um curso semestral.

Barone disse ainda que representantes do MEC conversaram com BNDES, fundos constitucionais e bancos para viabilizar o P-Fies, modalidade do financiamento estudantil que usa recursos dessas fontes (BNDES e fundos regionais e constitucionais) mas administrados por bancos.

“Um dos problemas que havia, por exemplo, é que a instituição de ensino precisava ter uma conta bancária com um dos agentes repassadores antes mesmo de fechar contrato com o aluno. Caso contrário, a faculdade perdia todos esses alunos. Agora, a faculdade pode abrir essa conta após fechar com o aluno”, disse o secretário durante congressso da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que está sendo realizado na Bahia.

Barone alega que esse é um dos motivos para o P-Fies ter captado apenas 800 alunos no primeiro semestre.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.