ABMES blog publica artigos com expectativas para o XI CBESP

/ junho 7, 2018/ XI CBESP/ 0 comments

Os textos, assinados por especialistas que participarão ativamente do congresso, foram publicados no blog da Associação ao longo dos dias que antecedem o evento. Todos afirmam que uma educação de qualidade é a melhor solução para os problemas atuais do Brasil

O tema principal do 11º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que terá início nesta quinta-feira (7/6), é “Educação Superior: inovação e inclusão para o Brasil que queremos”. A partir dele, diversos outros debates serão gerados com o objetivo de reunir as contribuições do setor de educação superior particular para um Brasil melhor. Essas discussões já estão sendo previamente abordadas no blog da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Na segunda-feira (4/6) o diretor presidente da Associação e presidente do Fórum, Janguiê Diniz, escreveu sobre algumas consequências da corrupção para um país: a baixa qualidade da educação e a desigualdade social. “O Índice de Percepção de Corrupção Mundial é claro ao mostrar que os países com menores índices de educação e igualdade tendem a ter maiores taxas de corrupção”, afirma Diniz, que coordenará a conferência de abertura com o tema “O papel da educação no combate à corrupção” e lançará o livro “Falta de educação gera corrupção”, de sua autoria.

Já na terça-feira (5/6) foi a vez do presidente do Conselho de Administração da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, que coordenará a mesa-redonda “Perspectivas e soluções educacionais para o Brasil que queremos”, no segundo dia do CBESP, falar sobre os desafios do congresso que, segundo ele, “tem uma importante “lição de casa” para o setor cumprir diante do intrincado momento político, econômico e social por que passa o país: o de contribuir para que os egressos de nossos cursos, do infantil ao pós-graduado, assimilem e exercitem os valores sadios da ética, da honestidade e da solidariedade”.

Um dos diferenciais desta edição são os workshops sobre avaliação e regulação, que serão realizados em parceria do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Iara de Xavier, conselheira do CC-Pares que será moderadora de um dos workshops, falou sobre a importância desta atividade em artigo publicado no blog na quarta-feira (6/6). “Estaremos juntos em Comandatuba, como protagonistas, colaborando no processo de construção coletiva da educação superior de qualidade, cidadã, ética e inclusiva”.

Nesta quinta-feira, dia de abertura do evento, o artigo publicado logo cedo foi de Celso Niskier, vice-presidente da ABMES, que participa como membro da comissão científica do CBESP, será o sintetizador da conferência de abertura “O papel da educação no combate à corrupção” e relatará a Carta final do congresso.

Niskier salienta as importantes perguntas que devem ser feitas no momento atual do Brasil e da educação superior, ressaltando que elas serão debatidas intensamente nos três dias de evento. “Inovar não é fácil, mas é necessário, para que o Brasil possa ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior, ajudando a construir a nação que desejamos, sonhamos e merecemos”, diz o texto.

Transmissão ao vivo
O XI CBESP será transmitido ao vivo pela ABMES TV. Os interessados podem assistir clicando neste link.

O Congresso
O CBESP é reconhecido como o maior evento do setor educacional no país pelo seu conteúdo e por reunir especialistas renomados, além das principais lideranças do setor e de autoridades governamentais e políticas. A iniciativa é promovida pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum) e realizado pela Linha Direta.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.