Saiba mais sobre a programação preliminar e os palestrantes do XI CBESP

/ fevereiro 22, 2018/ Programação, Release, XI CBESP/ 0 comments

Além de palestras e casos de sucesso apresentados por renomados especialistas e gestores, a programação contará com workshops práticos e debates sobre os temas mais atuais referentes à educação

A programação preliminar do maior congresso do segmento de educação superior do país, o XI CBESP, já está disponível para consulta. De 7 a 9 de junho, renomados especialistas em ensino superior e inovação com experiência no Brasil e no exterior estarão reunidos na Ilha de Comandatuba/BA para debater a temática central do evento e apresentar casos de sucesso aos participantes.

Na conferência de abertura (quinta-feira), o presidente do Fórum e diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz,e o representante do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj), Celso Niskier, irão debater “O papel da educação no combate à corrupção” com o professor e juiz federal William Douglas, que é autor de diversas obras nas áreas jurídica, membro da Diretoria da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e que, entre outras funções, atua como consultor do Centro de Estudos Judiciários, do Conselho da Justiça Federal (STJ).

O segundo dia de palestras terá início com a mesa-redonda “Políticas públicas dirigidas à inovação e à inclusão na educação superior“, sob coordenação de Janguiê Diniz e participação de representantes da Seres, Inep e Capes.

Financiamento estudantil
No final de 2017 o Fies foi totalmente reformulado e teve sua capacidade de financiamento diminuída. As novas regras, bem mais restritivas, segundo o governo federal, resultarão em uma maior sustentabilidade financeira ao programa. Em meio a diversas mudanças ocorridas no principal programa de financiamento estudantil do Brasil, o XI CBESP abordará o tema no painel “Inclusão social e novas formas de financiamento estudantil“. Sob coordenação de Amábile Pacios, representante da Fenep, um representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) falará sobre o novo Fies e Jamil Saud Marques, vice-presidente de Finanças da Kroton Educacional, trará a experiência do grupo em formas alternativas de financiamento estudantil.

Inovação digital
Outro tema que será abordado em painel do evento são as “Experiências de sucesso em inovação digital”. O consultor internacional e especialista na área de sociologia organizacional e inovação tecnológica, Olaf Brugman, participará do debate apresentando uma visão global da inovação na gestão das organizações educacionais. Brugman é especialista em financiamento verde, social e climático, desenvolvimento sustentável, além de escritor e fotógrafo. Suas experiências internacionais como diretor na multinacional Rabobank, Green Bond Principles, Global Reporting Initiative e Radboud Management Academy serão apresentadas para os participantes do evento, que poderão interagir e fazer perguntas para o especialista. O painel será coordenado por Hermes Figueiredo, presidente do Semesp.

Além dele, Ryon Braga, diretor presidente da Faculdade Uniamérica, explicará sobre como modelos híbridos inovadores podem gerar mais resultados com menores custos. Ele falará com a experiência de consultor educacional por mais de 20 anos e autor de diversos livros sobre o setor.

Também haverá uma mesa-redonda para falar sobre as “Perspectivas e soluções educacionais para a construção de um futuro melhor para o Brasil”, que será coordenada por Gabriel Mario Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da ABMES. A atividade terá como palestrante o Chanceler do Grupo Estácio, Ronaldo Mota, e Marcos Formiga, professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em aprendizagem.

Inovação e inclusão
Já no painel “Educação superior inovadora e inclusiva: temas e debates”, o reitor da UniAGES, José Wilson dos Santos, apresentará aos participantes como a instituição envolve a comunicada no desenvolvimento para o fortalecimento regional. E, além dele, Daniel Castanho, presidente da Anima Educação, também irá contar a experiência de sua intuição na transformação da educação por meio da inovação e do acesso. Paulo A. Gomes Cardim, representante da Confenen e presidente da Conaes, coordenará a atividade.

Workshops
O evento contará com dois workshops. O primeiro, “Como adaptar sua instituição ao novo marco regulatório“, será moderado por Iara de Xavier, conselheira da CC-Pares, e terá como palestrantes o também conselheiro da CC-Pares Maurício Garcia; um representante da Seres/MEC; e José Roberto Covac – Assessor jurídico do Fórum.

O segundo, terá como tema “Como adaptar sua instituição aos novos instrumentos de avaliação“ e será moderado pela diretora de Avaliação do Grupo Ser e especialista em avaliação da educação superior, Francislene Hansmann, e como palestrantes Maximiliano Damas, Pró-reitor acadêmico da Unicarioca e especialista em avaliação da educação superior; Paulo Chanan, membro do Conselho de Administração da ABMES; e representante da Seres/MEC. 

As vagas para essas duas atividades são limitadas.

Inscrições
As inscrições para o XI CBESP estão abertas e os interessados têm até 1º de março para garantir a participação com os valores promocionais da 2ª faixa de tarifas. Além dos benefícios para inscrições individuais, também estão disponíveis condições especiais para participação de grupos.

Clique aqui para conferir a programação preliminar.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.